domingo, 22 de março de 2009

Treinos na Lezíria - Vila Franca de Xira

vila franca de xira foi o destino de fim de semana. aí se realizou o campeonato nacional de kayak pólo – 1ª fase, onde a equipa da miudagem do paço d’arcos se estreou, nesta fascinante modalidade.
tenho-os visto no treino intercalado, a meio da semana, com os treinos da kayak k1 e k2. sendo um jogo colectivo, exigente, com muito contacto físico, mas regras bem definidas, logo me fascinou. e como o rodrigo adorou o jogo assim que o começou a praticar lá fomos, bastante expectantes, porque nunca havíamos assistido a um campeonato.
confesso: adorei, ultrapassou todas as minhas expectativas e o rodrigo exultou. creio mesmo que … bom adiante, será alvo de um post específico proximamente, pois há vários detalhes que quero referir e sobre os quais desejo reflectir.

---

mas vamos à lezíria e ao fim de semana de treinos. como referira, tentaria aproveitar os 2 dias para treinar. e assim foi. 2 treinos fascinantes.
no sábado aproveitei o intervalo logo a seguir ao 1º jogo da equipa do rodrigo e saí por volta das 11:15m. quente, um dia com muito sol. a partir das piscinas o meu destino era subir. e assim fiz. durante cerca de 2 a 3 quilómetros subi até ao céu de vila franca, uma subida muito, muito a pique. fui totalmente à descoberta. o desconhecido tomou conta de mim. placas indicativas de locais nunca antes vistos: loja nova, cachoeiras, castanheira, o monte gordo, o monte do alto, …


entre optar pela direcção da casa da coxa ou da loja nova, escolhi esta última, pois para coxa já basta esta tartaruga :) e acertei. dei por mim numa zona linda, com uma vista de excepção para a lezíria, donde avistava a ponte das lezírias, o tejo com as suas curvas imponentes, toda a extensão do estuário do tejo e da sua reserva natural.

fonte: www.skyscrapercity.com


algumas quintas e fazendas, a lembrar-me o monte alentejano onde residiam os meus avós paternos, antónio e rosa, perto de avis. tractores, cavalos, ovelhas, um ambiente rural, mal fazendo acreditar que estava a poucos minutos da auto-estrada principal de portugal, a a1, e entre esta e a a10, a qual avistei quando retornei aos 35 minutos.
com o calor do sol a pique e próprio da terra forte da lezíria apanhei um percurso mais a descer no regresso, tendo terminado com 1h07 minutos. bom treino, muito sobe e desce, muito ar puro, apesar de alguns carros.

hoje, a cereja no topo do bolo. o 1º jogo dos miúdos era perto do meio dia. chegámos à piscina pelas 10h. combinei com o meu bom amigo a. luís começamos a essa hora rumo à lezíria. assim foi. descemos, passámos a ponte marechal carmona (afinal também passamos uma ponte sobre o rio tejo, hoje :) e virámos à direita.



fonte: www.jf-vfxira.pt


fonte: www2.cm-vfxira.pt

sugeri fazermos o percurso antigo da corrida lezíria. o sol já começava a dar sinais “ribatejanos”. tudo bateu certo. por entre a brisa do rio, as vacas e os cavalos, o silêncio do campo, o ladrar dos cães das casas espaçadas, e um companheiro de excepção, recriámos o trajecto da minha estreia na corrida das lezírias. foi um treino magnífico, onde tenho que agradecer ao meu querido amigo a companhia e a paciência para ir tão devagar :) mas já lhe disse que se passar a fazer os treinos longos a este ritmo mais lento, vai retirar um prazer enorme e ganhar uma resistência de base invejável.

terminámos no parque de estacionamento das piscinas, depois da subida da ponte e da subida para os prédios contíguos às piscinas, que fizemos sem grande esforço, apesar da inclinação desta última, pois o treino foi repousante. 14 quilómetros e duzentos metros, 1h e 23 minutos, depois do início, estava cumprido este último treino domingueiro, antes dos trilhos do pastor.

estou pronto para a aventura de 28 quilómetros do próximo domingo, a estreia numa prova de trilhos. desejoso, posso mesmo afirmar.
ab

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom amigo. Eu é que agradeço quer a sua companhia quer o prazer de poder treinar e correr novamente consigo. Já não privávamos juntos a "corrida" desde a prova do Atlântico. Tal como ficou prometido, espero num futuro próximo podermos fazer mais uns treinos juntos. Boa prova para os trilhos do pastor. Existe desde já uma certeza: a companhia que vai ter é excelente. O grande MESTRE e o BUDA (vindo recentemente de um estágio em terras Asiáticas). Um grande abraço. A. Luís.

António Almeida disse...

Amigo
no aproveitar está o ganho...
Boa semana.
Abraço.