segunda-feira, 2 de março de 2009

Sócrates - o poder do não saber

sócrates na gestão.
um livro pequeno, mas muito rico, como são ricos muitos dos livros pequenos.
afinal, o essencial não requer assim tantas palavras.
lê-se rapida mas intensamente.
foi uma prenda de natal do meu bom amigo r., a quem desde aqui agradeço.
já foi lido, após ter pernoitado na fila das leituras - chega sempre a hora para todos, pode é demorar um pouquinho ...



ab

---

"porque eu não queria que me dissesses apenas quem é corajoso na infantaria, mas também na cavalaria e em tudo o que for pertinente à guerra, e não apenas na guerra, como também nos perigos do mar, quem revela coragem nas doenças, na pobreza, nos negócios públicos; mais, ainda: quem é corajoso não somente em relação à dor e ao medo, mas também forte contra os apetites e os prazeres, assim quando os enfrenta como quando foge deles."

"mas não devemos nós, eutífron, examinar se ela [a tua opinião] é ou não correcta? ou nos contentaremos com isto e desistiremos de fazer perguntas a nós próprios e aos outros, aceitando como verdade tudo aquilo que nos afirmam que é verdade? não devemos submeter a exame aquilo que nos dizem?"

1 comentário:

Fernando Andrade. disse...

Cada vez mais precisamos de aliar ao gesto mecânico da Corrida de que tanto gostamos, uma componente cultural que nos completa como gente capaz de entender melhor a vida.
E a sabedoria de Sócrates assim documentada (não é como o "outro" que veio dizer coisas possíveis mas falsas) foi aqui muitíssimo bem invocada.
Grande Abraço.
FA