sexta-feira, 20 de março de 2009

A distância e o tempo da reflexão



esta semana tenho reflectido no que significaram os 40 km de 2ªf.
em primeiro lugar foi talvez uma das corridas onde tive mais prazer na vida:
- partiu de um objectivo totalmente interior, sem quaisquer motivações externas (competitivas, mais ou menos formais). a única competição foi mesmo ... comigo mesmo! o objectivo foi festejar!

- foi uma forma de marcar uma data importante;

- foi uma forma de estar comigo, sozinho, uma grande parte da manhã - permitiu-me reflectir em tanta coisa ...
- foram momentos de total liberdade e controlo. absolutos.


e chego rapidamente à segunda consideração:

- gosto de correr longas distâncias e durante muito tempo, porque é, pura e simplesmente, uma das coisas de que retiro mais prazer. e na vida só guardamos boas memórias do que nos dá prazer. e só consumimos/fazemos espontaneamente o que nos dá prazer.

o que pretendo dizer é que de uma forma simples, consegui sentir aquilo por que tanto lutei, ao longo de tantos quilómetros, desde que comecei a correr há 5 anos e meio:

- a capacidade, talvez a competência pessoal, para me centrar apenas na corrida pela corrida, na distância e no tempo enquanto meios e não enquanto fim.

podia ter esquecido o cronómetro. ficaria apenas com a distância entre o início e o final, os marcos do deleite. o cronómetro contudo foi importante como ferramenta, não como condicionante, pois o ritmo é tudo nas grandes distâncias.

mas consegui, abstraindo-me de quase tudo, sentir-me mais feliz do que em qualquer das maratonas que concluí.

porque o objectivo veio apenas de dentro e era destinado apenas a mim.
sem mais, sem dependências, sem conotações com qualquer grau de performance.

apenas!

ab
---
amanhã e domingo estarei por vila franca de xira, nas piscinas, a partir das 9h da manhã, no campeonato nacional de kayak polo - 1ª fase.
apareçam! vale a pena ver uma modalidade bastante "movimentada" e enérgica. tens uma boa onda e ingredientes para fazer espectáculo.
é claro que aproveitarei os 2 dias para fazer 2 corridas em vila franca.
a 1ª amanhã, para subir bem lá acima, ao miradouro sobre a reserva natural do estuário do tejo;
a 2ª no domingo, com o meu amigo a. luís, para fazer um trote pela lezíria, talvez com menos calor do que no domingo passado onde se sofreu na corrida das lezírias.
afinal:
é aproveitar, aproveitar, aproveitar!

Sem comentários: