quinta-feira, 12 de abril de 2007

Pedro Oliveira

a corrida é propícia a acontecimentos que nos acompanharão ao longo da vida. e a provas de amizade e entrega que nos deixam pequeninos e eternamente gratos.
no dia 4 de dezembro de 2005 estreei-me na maratona, em lisboa. a prova não correu totalmente como esperava e muito a custo lá se fez (o amigo nuno kabessa teve a amabilidade de publicar o relato no mui querido blogue que veneramos). cortar a meta foi uma conquista inenarrável.
todavia, o momento que guardo com mais intensidade não foi cortar a linha da meta.
por volta do quilómetro 38,5 já ia a lamber o asfalto sem saber se andava ou corria. alternava e só sabia que iria terminar e que o caminho era para a frente. a cristina e os amigos esperavam-me e sabia que lá chegaria nem que demorasse mais 1 dia.
repentinamente senti um alerta no que restava da minha lucidez: pensei estar alucinado. o pedro oliveira corria direito a mim. não estava a acreditar. tinha concluído a maratona há talvez mais de 1h e agora ia acrescentar mais 6 km aos 42,195m.
chegou com um sorriso e perante a minha estupefacção disse-me que me vinha rebocar. e ainda me chamou qualquer coisa parecida com calinas porque ia a tartarugar.

(foto: carlos ferreira) (o po de preto e eu de branco)

não consigo honestamente descrever o que significou aquele gesto para mim.
apenas que o guardo na minha memória física como algo que perdurará enquanto o meu sangue decidir correr.
e agora, para o fazer perdurar um pouco mais, aqui fica a partilha de um gesto de amizade com a a corrida, e a maratona em particular, por pano de fundo.
obrigado pedro. pertences a uma espécie em vias de extinção. por isso te chamamos buda no nosso gafe.
por isso, é uma honra ser teu amigo.
ab

5 comentários:

Anónimo disse...

Como o atleta referido no post, sinto que tenho de ser o 1º a deixar um comentário.

Para quem pratica atletismo sabe que é perfeitamente normal existir esta entre-ajuda entre os colegas.
Também já fui "rebocado" algumas vezes (e não foram tão poucas como isso)...em Vendas Novas pelo António L., na Nazaré e em Roma pelo Pedro T., numa meia de Lisboa pelo Nuno K. e pelo Elvis C., etc...
Sem contar com as situações em que "nos vamos a rebocar mutuamente"...

Lénia disse...

Muito bonito o gesto do Po. Ora aí está um amigo a conservar.

Boas corridas, António e Bom fim-de-semana.

Nuno Cabeça disse...

Nisto das rebocadas...

Acho que acabam por se rebocar uns aos outros.

Mas este rapaz Budha está acima da média, tem fantásticos records de tempos máximos em algumas provas, e não me refiro só às 2h17m na Corrida do Tejo...

Paula Calhau disse...

E então, se o vissem a representar :-)
Aí sim, ficavam de "cara à banda"
PSilvestre

Anónimo disse...

Enfim, este menino é um 'must'... ;)
TDavid