quarta-feira, 25 de abril de 2007

Estafeta Cascais - Lisboa


nada melhor do que o regresso à corrida com uma prova ;-)
fiz o 1º percurso da estafeta do gafe, cascais - lisboa, cobrindo a distância de 3,100m, entre o antigo dramático de cascais e a estação de comboios do estoril, em 14'16''.
no total, após 20' de aquecimento, fiz o arrefecimento até perfazer 40' de corrida.
foi um óptimo regresso, senti-me muito bem, como quem regressa a casa após um período de ausência.
obrigado carlos ferreira por me teres dado a oportunidade de correr no teu lugar. correr pelo gafe, em modo estafeta foi uma estreia e uma excelente sensação. passar o testemunho ao nuno kabessa foi um momento emocionante, que já está marcado na malha da memória. com o seu lenço na cabeça, laranja, a condizer com a camisola oficial do gafe, parecia um pirata trinaranjus ;-).

o dia começou cinzento. deixei o carro no parque palmela ao lado do ainda hotel estoril-sol.
não tirei uma foto do hotel por respeito pelo passado e pelo antigo porte real do hotel. actualmente parece um dos prédios devastados de beirute. sinais dos tempos, é mais uma transição entre o passado glorioso e um futuro racional/comercial. que concerteza vai proporcionar excelentes condições de vida e de prazer a quem aí habitar. oxalá a obra arquitectónica seja devidamente enquadrada na paisagem idílica .
dirigi-me ao antigo dramático e fui aquecendo. entretanto chegou o carlos presidente treinador, com o dorsal. fomos buscar o testemunho. hilariante o diálogo (foi mais ou menos assim) entre membros da organização:
- onde estão os testemunhos?
- não sei, estavam por aí numa caixa, há pouco!
- mas temos que ir buscá-los.
- não me fales nos testemunhos, tenho aqui muita coisa para fazer, procura-os, mas não tenho nada a ver com isso!
- e eu vou no carro, não posso estar com preocupações de testemunhos!
lá aprece uma caixa com os testemunhos, uns numerados, outros nem por isso. recomeçamos:
- então procura o número do testemunho correspondente ao número do dorsal.
- não é nada disso! é tirar ao calhas que os testemunhos não têm nada a ver com os dorsais.
um atleta do clube do stresse liderava a operação, guiando a organização ;-)
lá retirámos um testemunho.
tudo a postos, mas ainda uma espera de quase 10' para ver chegar a equipa da JOMA, com a primeira atleta a saltar da carrinha quase em andamento para a linha de partida. comentava-se e bem: "caso fosse uma das nossas equipas, bem podíamos chegar a esta hora que a corrida já ia no estoril".
lá fomos depois do tiro de partida, baía abaixo, passando o hotel baía, a baixa de cascais, o cascais villa. nem um aplauso. toda a gente atarefada, nesta manhã da liberdade. a subida do hotel estoril sol para o monte do estoril, feita já com algum sol a brilhar e com a esplendorosa vista do mar, que se abre perante nós, inundando-nos com a sua beleza selvagem de quem possuí tudo o que importa na vida, os segredos e todas as palavras não ditas. assim estava o mar na baía de cascais. no monte do estoril, finalmente, alguns aplausos. e depressa a estação do estoril, após a última curva, com a igreja de santo antónio, pequena, possuidora de verdadeiras obras primas da arte sacra, local que guardo porque aí me casei.
a passagem de testemunho ao nuno, o regresso a andar e a trote para o carro. o carlos, coach muito profissional ainda me deixou um powerade. já no carro, e com a agenda da manhã marcada pela necessidade de comprar mobílias para as crianças, ainda um pulinho a algés para aplaudir os atletas e o paulo armada e para um acenar ao carlos, nuno e luís, já no carro do coach. finalmente, um abraço ao elvis que suava a bom suar, já com o sol a pique e bem aberto, num dia lindo.
valeu, excelente experiência, uma corrida a reter, diferente, num cenário de sonho.
talvez alguém possa pegar na corrida, investir e organizar um evento desportivo sem par, com fins competitivos e porque não?, de solidariedade. acredito que a adesão seria elevada e as pessoas estariam em maior número na berma.
abraço
até breve
ab

2 comentários:

Lénia disse...

Olá,

A letra era pequenina, mas eu lá consegui ler tudo, :-)))

Ainda bem que se divertiram, adoro essa zona!

Um óptimo fim-de-semana!

António Bento disse...

olá lénia
toda a razão, quase que nem com lupa ;-)
obg
igualmente votos de um óptimo fim de semana.
ab