domingo, 9 de março de 2008

Semana 13/18 (rumo à Gold)

hoje foi dia do penúltimo longo, foram 33 km. andei sozinho até aos 25, até apanhar a malta da corrida das lezírias. fez bem à alma. estar só durante tantos quilómetros é um desafio de que gosto. puxa por mim e testa a resistência mental. frequentemente estes treinos permitem-me reflectir e tentar esquecer as dores nas pernas. :-) mas não deixam de custar, tanto tempo isolado.

o dia começou cedo. pelas 7h20m partida para vila franca. a 2ª circular a preceito, até dá gosto, saída em alverca, alhandra sossegada sem a fumarada industrial dos dias da semana. deixei o carro ao pé da bomba de gasolina antes de vila franca, para poder sair rápido no final. o treino iniciou-se sob um céu com muitas nuvens. após a calçada e empedrado na vila, a saída para a ponte. um jovem ressacava a dormir num dos cantos entre 2 pilares. na descida antes de virar à direita para a lezíria apanho com um dilúvio. havia começado bem o dia.
a partir daí tive que encontrar um percurso sui generis, pois fiz mais ou menos 3 idas e voltas entre várias fazendas, quer do lado direito da ponte, quer do lado esquerdo, o da corrida de hoje.
sempre que chegava perto de uma das fazendas o ladrar dos cães fazia-me arrepiar caminho. nunca se sabe. e preferi jogar pelo seguro.
o vento soprava norte, noroeste. muito.
foi um treino solitário mas bom. o cardio esteve impecável. o tendão deu sinal a partir dos 18 km, mas consegui relaxar e nada de muito problemático, creio - na passada 4ªf tive alta sem limitações do osteopata. durante o resto do dia, com spray, gelo e o pé elevado sempre que pude, deu para estar quase a 100%.
ao longo da manhã ia-me cruzando com o pessoal da organização e com os campinos que tomavam o seu lugar ao longo do percurso, a cavalo.
muitos cavalos nos campos e um cheiro a terra que nos faz desejar habitar ali todos os dias. respira-se limpo.
finalmente o cruzamento com a malta da corrida, primeiro o antónio l. e depois a ana p. e a lénia. soube muito bem conversar um pouco depois de 2h40m, até aí a falar comigo. as moças são uma simpatia e foram uns minutos agradáveis.
o regresso e o vendaval na ponte, parecia que nos empurrava para o porto alto. finalmente a chegada ao carro.
3h04m42", para 33km01m. um excelente treino.
a barra de chocapic que anexei ao andré e o powerade final, fizeram milagres. rumei a casa. muito bem.

tudo a andar. a moral em alta.
um abraço
ab

2 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Não preciso de o dizer, o António já sabe: foi de facto um excelente treino! Parabéns pela coragem!

Aquando das minhas maratonas, foram as Lezírias palco de algumas sessões longas, mas nunca sozinha.

Com cães nunca houve problemas nem grandes ameaças, mas já o mesmo não se pode dizer do touro bravo, ali criado. Uma poeira levantada por uma manada levada de um campo para outro e atravessndo a estrada de terra, fez-nos voltar para trás antes de haver problemas.

Ainda assim, é um dos meus sítios de eleição para as sessões longas.

Gostei muito de o ver! Fresco! Ninguém diria que já levava os quilómetros que levava nas pernas!

Fico contente da sua dor estar sob controlo. Vai fazer uma excelente maratona António! E eu a torcer por si!

Um beijinho
de
uma das moças simpáticas, neste caso a Ana

António Almeida disse...

Caro António Bento

folgo em saber que correu bem o seu treino de ontem nas Lezírias e que a moral está em alta.
Eu também andei por lá mas claro no que para si é uma corrida curta (os 15kms da Corrida das Lezírias).
Que tudo corra bem até ao dia 12 de Abril.
Um abraço.