sábado, 23 de agosto de 2014

Etapa 5: Mértola - Vila Real de Santo António

Mértola – Vila Real de Santo António = 66,4 km

Total Etapa 5 = 66,4 km

Confiante e renovado fiz-me ao troço mais difícil. Sabia que teria meia dúzia de senhoras subidas, com inclinações de respeito e que teria outra meia dúzia, não tão inclinadas mas com uma grande extensão. Desde logo, e após ter deixado o café onde recuperara forças, tinha uma subida até ao castelo que não consegui visitar – na próxima J, seguida de uma descida vertiginosa e radical rumo a uma pequena ponte sobre o sereno Guadiana. Preparei as mudanças, pois vinha aí a primeira delas.

Durante talvez um quilómetro e meio foi a subir, a subir, a subir, bem até perto do sol, que a essa hora queimava mais do que nunca e mais perto do que nunca, a oeste, para onde se ia pondo. O calor acumulado nos 34 graus ao longo da tarde no asfalto alentejano é duro. Foi aqui que percebi a boa opção pelo lenço na cabeça, já lá iam perto de cinco horas. Caso contrário, estaria em apuros, tal era o calor e a bica de suor que não parava, qual cascata. Cada subida era um desafio e simultaneamente uma fonte de motivação, pois cada quilómetro passado, cada pedalada a subir, esperando pela próxima descida, era espaço percorrido, maior proximidade do final.

A margem face ao plano com que saíra de Mértola dava esse conforto, de rolar e poder parar mais vezes, beber água e comer uma bolacha.

Tinha particular cuidado com os carros que vinham nas costas, sobretudo em curvas mais apertadas e com menor visibilidade. Não havia muitos, não apanhei nenhum susto, mas a vigília nunca abrandou nesta fase. Mais uns quilómetros e mais uma descida ingreme, passando por um parque de lazer e terminando a pique numa ponte, antes da segunda grande subida. Custou menos, esta segunda, a primeira abordagem tinha corrido bem na subida anterior e a vontade fez o resto.

Determinado a não ceder, lá andei e parecia que ia custando menos à medida que subia. Por norma utilizo mudanças médias nas subidas, nunca vou leve de mais e assim tinha esse barómetro, consegui sempre manter uma boa relação nas pedaleiras, sem gastar cartucho. Lá em baixo continuava o Guadiana muito sereno, intocável, crente de que o fio de ribeiro que ia passando no verão se tornará um leito poderoso no inverno, tal o declive e a estrutura do vale. Apetecia descer lá abaixo e dar um mergulho para refrescar, mas a noite havia de chegar e queria entrar em terreno teoricamente mais seguro quando estivesse escuro.

Consegui manter, com algum esforço, um plano de paragens de vinte em vinte minutos para beber água e descansar dois minutos que fosse, pois as subidas iam deixando marca e o calor, apesar do adiantado da hora, era muito e desgastante. Não ainda havia sinais da noite e o sol galgava o seu caminho para repousar mesmo ali ao lado da minha cara. Continuava a suar em bica no final de cada subida, grande ou pequena.

Dez ou quinze quilómetros após Mértola parei num café de beira da estrada que sabia ser o último antes de Odeleite. A dona recolhia a placa na rua com a ementa e ia fechar. Perguntei se ainda me vendia duas águas geladas. Que sim, que entrasse. Perguntou-me de onde vinha e respondi … de Lisboa. A sua cara e surpresa foi um momento hilário, perguntando-me se vinha de Lisboa montado “nisto”. “Isto” era o meu trunfo para chegar ao Algarve, a minha mais que tudo naquele momento, o meu foguetão. Rindo-me responde que sim, que havia saído de madrugada e que ali estava.

Numa mesa três alentejanos bebiam cerveja e, devidamente alertados pela dona do café, logo teceram comentários sobre a aventura. O pessimista disparou logo que não chegaria antes de amanhã ao Algarve, que ainda havia muito. O neutro, mais factual, perguntou-me a que horas pensava chegar. O otimista brindou-me com uma tirada e um sorriso franco, que a seguir daí a cinco quilómetros havia uma descida imensa, logo a seguir à subida daí a pouco J, e que até Vila Real era sempre a descer. Brinquei um pouco, disse-lhes que chegaria ainda hoje e que sim, que o percurso seria melhor a partir de agora e com duas águas bem geladas fiz-me à estrada.

O sol agora já estava a desaparecer, a solidão voltava, não havia casas, não havia gente e de repente, depois da anunciada descida, dei por mim a entrar no IC 27. Bermas! Maior proximidade. Ao lado direito corria a estrada antiga, também ela abandonada, envelhecida, discreta mas mantendo o seu orgulho de quem foi uma via de total importância em tempos mais idos. O mesmo, praticamente, que no trajeto entre Beja e Mértola. Estaria a cerca de 30 e poucos quilómetros de Vila Real de Santo António. Mais ânimo. A noite caía definitivamente. A vigília continuava em alta, pois os carros vinham em grande velocidade. Apesar de bem iluminado, luz traseira, refletor no tornozelo esquerdo, colete refletor, luz dianteira, o cuidado nunca era demais. Alguns carros buzinavam para animar, outros buzinavam e ouvia-se umas bocas e risos, talvez a escarnecer, outros passavam tão rápido que só ficava o vento deixado à passagem.

Um sinal para acautelar ainda mais a viagem era a oscilação da bicicleta nas subidas quando me colocava em pé para ajudar ao arranque. Sinal de cansaço e efeito da noite e da menor visibilidade, que isto de pedalar para longe e de noite há quase 16 horas tem o seu impacto.

Para focalizar no que faltava, tinha um objetivo mais imediato, chegar à barragem de Odeleite para parar, comer, alongar um pouco. Seria a última paragem antes de Castro Marim e Vila Real. Faltavam nessa altura cerca de 20 quilómetros para chegar. Era noite cerrada. Comecei a ver água, à direita, já a barragem se anunciava no meio do escuro. A descida para Odeleite permitiu descansar um pouco. É que das seis subidas “fatais” as quatro últimas eram já em plano IC27. Não sendo subidas ingremes como na serra, após Mértola, eram bastante longas, sinuosas, e após duzentos e muitos quilómetros iam deixando marca. Uma mensagem do Pedro teve um efeito altamente motivacional. “A noite é amiga do Randonneur, pedalar a subir, descansar a descer”.

Em Odeleite na penúltima paragem, seria também a penúltima “refeição”. Uma sandes que vinha desde Lisboa e que se aguentou no caminho, uma garrafa de água ainda fresca e um ambiente indescritível, deram para relaxar e ganhar energia para o resto da aventura. A massa de água parada, prisioneira do Homem, impressionava, com a noite escura e com a lua a alumiar tenuemente toda a extensão da barragem. A bem do animal humano, aquela imensidão de água parada é o reflexo da subserviência totalmente ilusória, até um dia em que a rebeldia desta natureza escrava traga novamente ao de cima o selvagem curso dos rios, para a qual não existirá mão Humana suficiente para a enfrentar.

O silêncio era absoluto, um autêntico retiro, um inimaginável paraíso.
Pequeno, senti-me muito pequeno naquele momento, mas mais livre do que nunca, em total harmonia e serenidade com a envolvente.

Logo com uma subida no regresso à estrada, a novidade foi a luz dianteira (já com umas doze horas de tempo de vida em cima das pilhas) que acendeu o vermelho. Tinha pilhas suplentes. Decidi esperar mais um pouco, a luz duraria mais 20 ou 30 minutos, e mais à frente encontrei bastante luz, num nó de entrada e saída do IC. Para além de iluminado, sempre estaria em maior segurança a mudar as pilhas. Nesse momento uma mensagem do Nuno a perguntar onde ia. A caminho de Castro Marim, mas coisa menos coisa, meia hora para chegar. Logo de seguia outra mensagem a dar força, do Luís. A tanta distância havia gente que seguia os meus passos, havia Amigos que davam ânimo, havia ouvidos e vozes. A corrente que ajuda a renovar as forças.

Com as luzes mudadas, nova onda de energia, um sentimento de maior segurança naturalmente, com o caminho bem visível, e de repente … começo a descer, a ver as luzes cada vez mais e numa maior extensão e percebo que era Vila Real. Castro Marim estava logo ao virar da esquina. Começava uma nova frente na viagem, a saída do IC27 e de uma estrada bem tratada, para as estradas mais esburacadas e menos arranjadas, logo mais perigosas. Com o castelo de Castro Marim à vista e gente nas esplanadas a desfrutar do calor, apanho um ciclista à frente, a pedalar devagar no mesmo sentido que eu, sem capacete, com iluminação muito deficitária. Cumprimentei-o e deve ter achado que tinha passado o carrossel iluminado da feira de Castro Verde J. Segurança antes de tudo.

Chegado a Vila Real, na rotunda da entrada e saída da cidade era tempo da última paragem. Tinha duas bolachas com passas e iogurte, que o estomago agradeceu, mandei mais uma água abaixo e … faltavam dezoito quilómetros. Um mega cartaz à minha frente anunciava uma hamburgueria aberta até às duas da manhã. Tentador. Mas queria chegar rápido. Teria certamente alguma coisinha para comer à minha espera. Nada de distrações. Foi altura de deitar fora o lixo que vinha acumulando, garrafas vazias, pacotes de bolachas, as folhas onde conservara as sandes. Tinha ganho novamente algum tempo. a previsão de saída de Vila Real era à meia noite e meia. Havia chegado pelas 22h31m. Descansei durante cerca de 25 minutos e arranquei com uma hora e quarenta de avanço face ao plano.

Decidi seguir pela ciclo via, à cautela, de frente para o trânsito, que existe até pouco antes de Praia Verde/Altura. Conhecendo muito bem a EN125, numa 6ªf de noite, não quis arriscar. A ciclo via é demolidora, está mal concebida, em cada casa com entrada e saída de viaturas tem um desnível que mais parece um enorme buraco, mas ainda assim não tem carros!

Era tempo de redobrar o cuidado. Depois de tanto quilómetro não queria ficar pendurado, nem por furos, nem por alguma distração. A hora era para acabar em beleza.

Próximo destino, final: Cabanas de Tavira. Arranquei muito satisfeito, realizado e motivado, pelas 22h55m.

Sem comentários: