segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Purificar em 2 horas

domingo de manhã. o andré em plena recuperação, já mais animado.
chuva e vento. uma manhã agreste.
todos os planos começaram a sair furados. mensagem sms: o treino de kayak polo do rodrigo foi adiado. havia previsto correr em simultâneo.
no eurosport mais um épico, nadal vs federer. iria durar. as hostes estavam calmas. restava-me treinar. tinha algum tempo.

foram 2 horas. o plano era simples: sair de casa, descer ao mercado de algés, subir a avenida vasco da gama, passar o centro helen keller e o cif e dar uma volta em monsanto. depois, viragem com 1 hora e regresso.

assim que saí do prédio apercebi-me de que a chuva não tinha ajudado a diminuir o frio. pelo contrário. comecei logo molhado. com 2 minutos de corrida, e como chovia a bom chover, estava ensopado. na avenida dos bombeiros corria um verdadeiro rio - conduta rebentada. os ténis estavam lavadinhos, com tanta água. chegado a algés iniciei a subida.
a avenida das embaixadas. sempre curioso ia olhando. uma após outra ia tentando descobrir as bandeiras e ler qual era a embaixada respectiva. grandes vivendaças, é o que é. só a manutenção mensal deve dar para equipas uma equipa inteira durante uns tempos.

foi sempre a subir até às torres do restelo. o chão tinha ramos partidos, pinhas, folhas. ainda não havia muitos carros. chegado ao topo ainda mais uma subida, a do helen keller e do cif. mas naquela altura já subia como quem desce. o cardio estava bom, para tanto tempo a subir em contínuo.

mais à frente comecei a respirar a frescura do verde de monsanto. belo!


finalmente, na alameda keil do amaral entrei nos trilhos. estava perigoso, pois patinava imenso. descia com cuidado, literalmente a escorregar. subia tentando colocar os pés bem assentes em pequenas pedras. um espectáculo. abandonei-me ao delírio de pisar tudo quanto era poça, lama, água. sujo mas feliz como uma criança encharcada que brinca na rua como se fosse a última tarde de brincadeira.
perto do anfiteatro 2 cães junto do dono ainda me ladraram. o dono lá chamou o "rafa", um deles. o cardio subiu um pouco mas segui sem nenhuma mordidela :)
o ambiente era magnífico. muito pouca gente se aventurou àquela hora, a apanhar uma molha. com 1 hora de corrida virei. novamente no anfiteatro e sem cães à vista, tempo para desfrutar da excelente vista. a partir desta altura foi sempre a descer até algés.

fonte: www.webserver.cm-lisboa.pt

nas bombas da bp do restelo uma curiosidade: numa pequena zona descampada vários veículos apresentavam o número de telefone do dono, para venda. um stand informal que deve gerar alguns adeptos, pois pelo menos um senhor lá estava a espreitar para uma das carrinhas.
novamente as embaixadas. agora já com mais carros a circular e um pouco mais de fumarada. mas valeu a vista sobre o tejo. do cimo da avenida é de uma beleza tentadora.
em algés ao entrar na avenida dos bombeiros, grande aparato de bombeiros e polícia. não percebi e segui de frente para os carros. um bombeiro apontava para mim e gesticulou olhando para cima. só então percebi que estava em zona proíbida, vedada pela polícia, porque no 6º andar de um prédio o vento tinha literalmente rebentado com a marquise. os destroços estavam no chão. olhei também para cima e intuitivamente acelerei para sair dali. os estragos eram muitos, sabia lá o que podia ainda sair pela janela ... infelizmente muito estrago.
a última subida, a do dolce vita até cá acima, à praceta.
fim. ... do treino, com os alongamentos da praxe, pernas doridas, mas alma rejuvenescida.
entro em casa e os meus filhos dizem-me que a final do open da australia ainda durava. pelo meio dos desenhos animados e dos seus jogos de cartas lá iam espreitando.
valeu. os ténis estavam cheios de lama, erva, encharcados, até pequenos ramos tinham "colados"
estavam lindos, apetecíveis. o resultado de um treino que me lavou por inteiro.
ab

Sem comentários: