domingo, 15 de fevereiro de 2009

Longão em trilho

foram 2 horas e 20 minutos. foi um treino espectacular. um grande parte, quase 1 hora, em trilho, no monsanto.
poderia ter a mesma descrição do de há 2 semanas. o percurso foi em parte o mesmo. mas só em parte. o treino de hoje foi bastante diferente.
para começar, o ritmo foi mais sólido e o corpo reagiu de forma mais "leve", resultado das semanas de treino acumuladas. senti-me esplendidamente.

saí de casa pelas 8 horas em ponto. logo de manga curta, sem quase dar pelo frio. ao contrário de há 2 semanas, o tempo estava seco, o sol radioso, um verdadeiro dia primaveril, um pouco mais frio. um primeiro olhar para o senhor que com grandes dificuldades de locomoção, sempre bem vestido de fato e gravata, com a sua bengala e que nunca deixa de ir buscar o pão fresco antes ou pelas oito horas. que haja objectivos, por corriqueiros que pareçam, para continuar a sair de casa, é o meu desejo. curiosamente, 2h20m depois vi-o novamente no final do treino, agora a dirigir-se para um dos cafés aqui na zona.

na avenida dos bombeiros "beyoncé" cantava "if i were a boy", o som vindo do café "entre-gostos". uma música que considero lindíssima e que serviu para inspirar este início de treino. ao entrar na avenida das descobertas, um segundo olhar, agora para o taxista, na casa dos trinta, a enrolar "um". em comprimento parecia o nariz do pinóquio. espero que o turno tivesse terminado, para bem de todos :(.
nos placards o termómetro registava 8 graus. sempre a subir para monsanto, o cardio estava bastante estável e a respiração folgada, apesar da longa subida. poucos carros a ajudar a respiração, sem poluição no ar (ainda).

após o centro hellen keller e perto do cif, um terceiro olhar, agora caricato. com cerca de 50 metros de estacionamento completamente vazio, uma senhora, parecida com uma "fraulein" zangada fazia pisca para estacionar precisamente no local onde eu estava a passar. e ali esperou até que eu avançasse.


tive medo :).
próximo do monsanto, qual jovem indefeso, aquela epxressão intimidou-me :)
mas lá segui sem mais incidentes.
na avenida keil do amaral entro pelos trilhos. segui todo o percurso até montes claros; aí passei para o outro lado da a5 e segui em direcção ao regimento de sapadores de bombeiros. sempre a respirar a pureza do pulmão de lisboa, o ritmo não abrandava. muita gente ciculava já, ou em bicicletas, ou a fazer caminhada. poucos corredores, todavia.

correr nos trilhos, onde imperava o verde e o castanho, onde os raios de sol iluminavam a natureza imponente, foi uma experiência rejuvenescedora. sempre com grande vontade cheguei com 1h10m aos semáforos de pina manique. aí voltei. muitas subidas íngremes, até ao retorno ao restelo.
depois, a descida infernal, que me desfez as pernas. naquele momento preferia subir a descer :) escavaquei-me todo naquela descida. a temperatura era agora de 13 graus e meio. rapidamente cheguei a algés e depois foi sempre a subir até a casa. a última subida, a do dolce vita para a rotunda da antiga pedreira dos húngaros, foi a prova final deste treino longo.
cheguei com 2h17m e andei 3 minutos às voltas no jardim ao pé da praceta, para perfazer o tempo de treino que havia planeado.

o que me custou mais neste treino:
ter que abandonar monsanto e os trilhos. estava num mundo inenarrável e num momento do treino em que teria corrido muito mais tempo, integrado naquela paisagem de sonho.
um treino para relembrar.
estou ansioso pela corrida dos trilhos do pastor, os 28 km, em finais de março, e por mais treinos neste sobe e desce natural.

até breve
ab

Sem comentários: