domingo, 5 de setembro de 2010

O treino e o Hospital Prisão

ontem inciei o treino pelas 10h no jamor.
o rodrigo tinha treino de kayak e eu, sem percurso definido, comecei.
apeteceu-me, devido ao calor, seguir para junto do rio.
assim cheguei rapidamente ao passeio marítimo da cruz quebrada, e segui na direcção de caxias.
continuei no final, pelo passeio da marginal e quando chego a caxias, num impulso, passei para o lado terra. fui seguindo pela estrada antiga, que nos conduz ao hospital-prisão de caxias, o hospital prisional de são joão de deus.

para além da quantidade de casas e "solares" que aí existem e que nos passam despercebidos quando seguimos de carro, a estrada tem arvoredo com sombra, o que deu um jeitão com a soalheira sobre a cabeça.

estava a torrar, em tronco nú, com o suor a escorrer por todos os poros (digo adoro a sensação, é do mais libertador e desintoxicador que existe) e a aproveitar o ainda remanescente bronzeado de férias para perpetuar a cor saudável :)

após uma das curvas deparo-me com esta imagem: o hospital prisional.


um edíficio que faz parte da minha infância, pois quando por ali passava de carro com o meu pai, a prisão de caxias era algo monumental para um miúdo, que tentava imaginar o mundo por detrás dos altos muros.
um edifício que antes havia também albergado os resistentes ao antigo regime, os Homens e Mulheres que por expressarem as suas ideias e ideais eram encarcerados.
hoje, passados 30 e muitos anos, ainda sinto a história agarrada ao hospital prisão.

e ontem confirmei que regressamos sempre, mais tarde ou mais cedo, aos locais que nos marcaram as memórias de infância.
do treino há a dizer que correu lindamente, muito suave, com uma sensação de liberdade e controlo totais. a mata do jamor aquecia, o solo queimava, os ramos, erva rasteira e caruma libertavam o odor quente da terra castigava pelo verão a pique.

no total foi 1 hora de deleite.

até breve
bom fim de semana e hoje há mais corrida, talvez em alhandra, verei daqui a pouco.

ab - tartaruga

Sem comentários: