segunda-feira, 20 de abril de 2009

3h18m ... ou fim de semana muito estranho

o fim de semana foi muito , muito estranho.

sábado: torneio de mini basquete no pavilhão da ajuda, com o andré a representar as cores do algés e dafundo. tudo a correr às mil maravilhas, muitos cestos e alegrias e ... um pé partido, diagnosticado de tarde no são franscisco xavier.
azar, mas começos difíceis darão concerteza belos e prazeirentos triplos.
domingo: todo o dia em setúbal na 2ª fase do nacional de kayak pólo (ainda não me esqueci que devo um post a toda a equipa do CDPA para divulgar esta bonita modalidade). um dia bonito, muita gritaria e vibração.
o paço d'arcos sénior ganhou de forma sólida e inequívoca esta 2ª fase, colocando-se em 1º lugar na classificação, em igualdade com o alhandra. a equipa dos pequenos, do meu rodrigo, com uma média de 12 anos e a jogar no escalão sub-16 contra verdadeiros rambos, ainda conseguiu ganhar um jogo. guerreiros!
saí de setúbal sem voz e com uma vontade enorme de dar um grande mergulho em tróia, tal era o sol.

pelas 18h ainda alguns fazeres profissionais para preparar. e o fim de semana aproximava-se do fim. faltava um treino longo. "o" último treino longo antes da maratona carlos lopes.

tinha que ser. em grande dissonância decidi seguir. sabia que não podia fazê-lo de madrugada, não teria tempo (é que começar pelas 4h da manhã ainda não dá - quem sabe um dia :)))
pelas 20h parti de casa.

a noite ia chegando vagarosamente. a temperatura estava amena. rumei ao estádio nacional. quase sempre sozinho, com 2 honrosas excepções, circulei durante 1h20m. ultimam-se os preparativos para o estoril open e lá circulei no meio dos courts em montagem e dos seguranças privados. no crosse tive uma extensão de terra e relva, e um circuito, só para mim. ia ficando escuro e perigoso, pois a visibilidade diminuia e o risco de lesões podia ser elevado.

começava um dos treinos onde mais lutei "contra" mim.

com um fim de semana "cansativo" e a falta de hábito em treinar longos de noite, estava cansado. decidi rumar a lisboa. dafundo, algés e torre de belém. faltava 1h40m de treino. sempre junto ao rio, desfrutei de uma noite linda, com a ponte iluminada de uma forma que é raro ver, ou pelo menos, reparar.
nestes momentos há sempre vistas que nunca vimos do mesmo ângulo.
o tejo sereno, repousava e a noite exalava uma leve frescura que ajudava a relaxar. a cabeça estava muito acelerada, com pensamentos cruzados. um deles era tentar ignorar as pernas.

talvez pela primeira vez, fui levado a utilizar o método de focalizar em objectivos e objectos físicos a 100 ou a 200 metros, para ir partindo o elefante aos bocados.
3 pescadores mantinham-se, heróicos, entre a torre de belem e alcântara.

na zona das docas uma surpresa, pela negativa: a noite naquelas bandas está morta.
algumas - poucas pessoas - a jantar. muitos bares fechados. voltei quando já havia passado o blues café.

iam-me valendo o powerade e os cubos de marmelada (sim foi mesmo à moda antiga, mas soube bem mas bem - em termos de sabor, muito melhor do que o gel).

o regresso a algés foi mantido ao mesmo ritmo, mas já com bastantes dores. estava a custar. e àquela hora não deixava de pensar que "todos" estavam em casa a preparar o início da semana.
estava a custar. mas o corpo mantinha-se na luta.
chegado à estação de algés, faltava a subida até miraflores. dura e tão bem conhecida. decidi continuar, já com muitas dores, um pé a seguir ao outro. por alturas da última grande subida, cerca de 750 metros com uma boa inclinação, o cronómetro marcava 3h e 12m. decidi que seria até às 3h15m e depois caminharia até casa.

mas algo se passava: após uns metros bastante inclinados, de repente o corpo reagiu. aproveitou a subida "menos a subir" e seguiu. já não era a cabeça a controlar. já não havia nad a fazer. era o corpo que mandava. já não havia dores. a subida fazia-se lenta mas levemente, quase sem esforço e eu seguia este corpo. perfeitamente surpreendido confesso. nunca me havia acontecido.

o que é facto é que segui, subi a bom ritmo (atendendo ao tmepo de corrida), e no final da subida, a 200 metros da porta de casa não acreditava bem no que acabara de acontecer. terminei com 3h17m34s. sem parar!!!

o último treino longo antes da maratona carlos lopes.
o primeiro treino longo, novamente e sempre o primeiro, após o anterior, do resto da minha vida de corredor.
é que cada treino com esta duração é único. tem vida própria.
e este ensinou-me muito. nomeadamente que há momentos em que o corpo manda. e quando assim é, quando quer mandar para a frente, então está ganho o treino. a cabeça só tem que o seguir.

após o duche de água fria e um momento de acalmia, segui para um sono profundo. acordei muito cedo. pouco dorido e feliz.

afinal, no fim do treino, por mais que custe a começar, ou a continuar, há uma recompensa à espera. e está entro de cada um de nós, agradecida por se poder dar.

ab

10 comentários:

António Almeida disse...

Amigo
as melhoras do André e parabéns pelo teu treino, depois do fim-de-semana que tiveste não deve mesmo ter sido "pêra doce".
Abraço e uma boa semana.

Pedro Alves disse...

Olá,

Pois isso de treinar à tarde... para um madrugador não deve ser coisa simples.

Para mim as "manhãs" para treinar começam as 14:00 pelo que tenho a vida mais facilitada.

Boas corridas

César disse...

Vem vindo às noites de treino!

Custou-te pensar que o resto dos mortais está em casa no quentinho a jantar, no sofá a ver televisão... :)
E quando sais às 6h da manhã e o resto dos mortais está a dormir no quentinho? não te custa?

Excelente treino e relato. Revejo-me totalmente nessa descrição do binómio corpo-cabeça, nem sempre em sintonia.

Domingos [à noite] sempre foram os meus dias preferidos para longinhos! Eu e os 'elementos' no EUL vazio!

Fernando Andrade. disse...

Isso é que foi um longão, António!!!
De noite... sozinho...não há muita gente qued se proponha fazer treinos assim, mas é no ultrapassar dessas dificuldades que se vai colher o bom resultado. Parabéns.
E as melhoras do André, que teve azar no "lance", mas que vai recuperar depressa, concerteza.
Grande abraço.
FA

João Paixão disse...

Grande treino, caro amigo.
E eu a comer choco frito e a ajudar os "sem-vencimento" no Bonfim...

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Dae Antonio!

Estamos seguindo seu blog. O conteúdo tá bacana colabora para a formação de corredores e amantes do esporte. Convidamos você, para conhecer nosso blog. Se quiser seguir, para nos será um prazer.

José Capela disse...

Olá, António

O corredor de fundo é um corredor solitário. São esses tipos de treino que fortalecem a mente e a preparam para as dificuldades de correr uma maratona.

Como também irei estar presente na Maratona do Carlos Lopes, certamente nos iremos encontrar!


Continuação de bons treinos...

Abraço

José Capela

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

António, o parágrafo com que terminas este texto é... absolutamente sublime.

Tanto que vou pegar nele e usá-lo... com a devida referência ao seu autor, como é natural. Espero que não te importes.

Um beijinho
Ana Pereira

Anónimo disse...

Hi all
My name is Tom,

I'm excited to be part of this large and growing forum of great people and thankyou all for making me feel welcome. I just joined today.

My special interests or skills are:
- HTML
- SEO
- Web design
- Internet business

I am happy to help others that need it and offer advice where possible :)

Thanks!

Anónimo disse...

רציתי לחלק איתכם במקרה אותו עברתי אחרי הפיגוע בדולפינריום. במהלך שנה לאחר הטראומה, הרגשתי רע מאוד, ללא שמחת חיים, עייפה ומדוכדכת. בכל טיפול רפואי רגיל לא הצלחתי לעזו לעצמי ולכן פניתי ל- [b][url=http://www.maker.co.il/3_15707/%D7%9E%D7%90%D7%9E%D7%A8/%D7%9B%D7%9C-%D7%94%D7%A2%D7%95%D7%91%D7%93%D7%95%D7%AA-%D7%A2%D7%9C-%D7%A0%D7%A4%D7%A9-%D7%94%D7%90%D7%93%D7%9D-%D7%95%D7%A2%D7%99%D7%A1%D7%95%D7%99-%D7%A8%D7%A4%D7%95%D7%90%D7%99-(%D7%9E%D7%A1%D7%90%D7%92%60).html]עיסוי[/url][/b] רפואי אלטרנטיבי. ייעצו לי על מעסה מקצועי מ-Spa-Vip.co.il - עיסוי עד הבית, אשר מכיל מסאג שוודי מצויין אשר עורר לי את החושים תוך טיפול אחד בלבד. השינוי אותו עברתי היה יוצא מן הרגיל, אומנם זה היה טיפול עיסוי איורוודה ראשוני, השתפר לי המצב הרוח, פיזרתי את השיער ויצאתי מה- [b][url=http://www.academics.co.il/Articles/Article12945.aspx]מסאג[/url][/b]' עם כוחות חדשים, מחייכת ומוכנה להמשיך הלאה.

[b][url=http://www.tapuz.co.il/blog/ViewEntry.asp?EntryId=1679344]עיסוי שוודי[/url][/b] הוא עיסוי אשר כולל ריח של קטורת, מוזיקה נעימה ומוזיקה נעימה. בהתחלת העיסוי יש מגע מפנק מעל המגבת אחרי שחשפנו את הגוף מכף רגל ועד ראש. נמרח שמן חם מכף רגל ועד הראש, לאחר מכן תנועה עדינה ומלטפת מכף רגל ועד ראש ובחזרה. לאחר כמה תנועות עדינות מתחיל הטיפול בצידו השני של הגוף, אחרי התנועות על צידו השני ישנו תהליך של לחיצות רפואיות מכיוון שהגוף התרגל למגע מפנק ומרגיע ודבר זה גרם לשרירים להרפות במידה... כל זה בטיפול פרטי של [b][url=http://www.academics.co.il/Authors/Author2173.aspx]מעסה[/url][/b] מקצועי עד בית הלקוח!

אישית לא האמנתי כי דברים כאלה יכולים להיות עד אשר התענגתי עם מסאג איורוודה באיכות כזאת, המעסה המקצועי אליי הביתה עם מגע שלא הכרתי אשר לא תיארתי שיכול להיות. אני ממליצה בחום לכל אחד ואחת אשר חשבו על עיסוי רפואי, [b][url=http://israblog.nana10.co.il/blogread.asp?blog=682132]מסאז[/url][/b]' או סתם פינוק מלטף בסוף שבוע על Spa-VIP.co.il.
[img]http://spa-vip.co.il/_images/apixel.gif[/img]

[url=http://spa-vip.co.il/#][img]http://spa-vip.co.il/_images/&%231506%3b&%231497%3b&%231505%3b&%231493%3b&%231497%3b-&%231512%3b&%231508%3b&%231493%3b&%231488%3b&%231497%3b.jpg[/img][/url]