domingo, 26 de abril de 2009

Entre o Cávado e o Tejo

fim de semana com muita quilometragem de automóvel, e treinos junto do rio cávado e do rio tejo. no sábado, não 9 mas 7 horas de viagem (ainda bem que foram menos ...), ida e volta até à vila do prado.



excelente dia de canoagem, o paço d'arcos portou-se muito bem, o rodrigo esforçou-se e saíu planeamente satisfeito, com uma excelente prestação.

ainda consegui fazer 40 minutos antes do almoço. deu para conhecer o prado, zona de crescimento não muito harmonioso, mas com alguns bons espaços para viver e com boas infra-estruturas (para além do complexo de canoagem, a piscina e 2 espaços multidesportos).
a ponte provavelmente de origem romana, mas com reconstrução medieval é muito bonita, a fazer lembrar a de ponte de lima.

hoje de manhã foram 2 h de treino progressivo, começo lento com saída de casa. a partir de algés até santos, e volta, fui aumentando gradualmente de ritmo.
senti-me bem, agora restam 2 semanas de menor volume e intensidade, até à carlos lopes.
relembrando uma novela de há 20 anos, "sassá mutema" e um personagem "juca pirama", relato os treinos este fim de semana com o célebre:

"meninos eu vi ...":

- uma vila, a do prado, com excelentes condições naturais para o lazer e turismo cultural, sub-aproveitada
- uma prova de canoagem muito bonita, sempre com muita cor e animação
- um bacalhau à casa, num dos restaurantes do prado, infelizmente frito demais e com muita molhenga gordurosa. o bacalhau merecia melhor sorte. compensou-o o verde tinto - supremo!
- um país com muito boas estradas, que nos fazem esquecer, literalmente, as epopeias das vigens de há 20 e 30 anos, do centro do país para norte ou para sul (e afinal, tão perto ...)
- uma estação de serviço a de monte redondo na a8, às moscas, num sábado à noite. durante 4o minutos fomos os únicos clientes. e nãp chegou mais ninguem, enquanto saíamos. como resistem nos dias que correm, as explorações dos comes nas estações de serviço?

- uma manhã linda de domingo, soalheira, com o tejo a debutar radioso
- o novo hotel junto à doca de belém, o altis spa, creio que agora já terminado e com muito bom aspecto
- o verde, tão verde, da relva a ser regada que alegra qualquer olhar mais renitente logo de manhã, perto do museu da electricidade
- o pessoal da pesca a meter-se com o pessoal do remo, que numa embarcação de talvez 8 ou 10 remadores lá iam cortando as águas no sentido alcântara, belém
- a raquel, amiga de há muitos anos, a treinar afincadamente para berlim, em setembro. começámos a correr sensivelmente ao mesmo tempo, há 5,5 anos. a raquel é mãe de 2 crianças e gere o seu tempo para continuar a correr, e a dar gás a este prazer imenso ...
- junto à relva do café in, um homem fazia tai chi, como sempre (vejo sempre o mesmo quando reparo com olhos de ver) perfeitamente concentrado e abstraído do mundo, desenvolvendo e o seu mundo
-um iate, ou melhor, uma cidade flutuante, o "navigator of the seas", atracado em alcântara, em toda a sua imensidão. confesso que me espantei ao passar tão perto. fantástico. apetecível



http://www.royalcaribbean.com/findacruise/ships/class/ship/home.do?br=R&shipClassCode=VY&shipCode=NV

- o companheiro de corridas e tão bem conhecido na zona do jamor, o cafézinho, a treinar a muito bom ritmo. estará na carlos lopes, não a correr, mas com funções mais massagísticas e de apoio à recuperação dos atletas. sempre na crista da onda
- a música peruana pelas bandas da torre de belém a dar um toque repousante ao treino
- uma feira de antiguidades em algés, apetecível para quem goste de pesquisar, apreciar e regatear

maravilhoso. tanto o que podemos ver em apenas 2 horas.
adoro a corrida; para além da liberdade, permite-me conhecer tantos mundo durante mais estas passadas no meu mundo ...

até breve
ab

1 comentário:

António Almeida disse...

E o menino António leu o que o poeta viu e gostou, como sempre.
Abraço companheiro.