quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

1º treino 2009

a manhã acordou lavada apesar de cinzenta. a "força" empurrava-me para a rua. ainda sentia a réstea do nevoeiro que vi pela 1 da manhã, envolvendo os prédios e o pequeno jardim no início da praceta. estava quente. pelo menos assim o sentia, tal era a energia para ir correr.
equipei-me: a camisola vermelha da corrida do tejo, calções pretos, meias pretas, as sapatilhas asics com um ano de vida e ainda alguns quilómetros por fazer - sinal do pouco que corri em 2008.
saí do prédio e o cardio nem precisava de aquecimento para registar as primeiras batidas. estava quente.
iniciei a corrida e rumei a algés de cima. as ruas estavam quase desertas mas ainda me cruzei com pessoas a passear os cães e com vários carros. riam, ou comigo, ou de mim, talvez pela manga curta em contraste com toda a roupa que traziam vestida.
sentia-me naquele instante o ser mais feliz do universo.
ao dirigir-me para a zona do holmes place abre-se-me o tejo. é maravilhoso ver uma realidade de forma sempre diferente, em momentos diferentes. olhei-o de novos ângulos, vi o circo junto ao passeio marítimo de algés, a trafaria afinal ali tão perto, a ponte e a barra.
a serenidade mandava naquele instante.
algumas janelas abriam-se e mostravam pessoas recém acordadas a espreitar o dia.
a energia e a felicidade motivavam-me a cumprimentar todos com quem me cruzava: quem passeava os cães, automobilistas, inquilinos.
na zona do holmes place coabitam casa velhas em degradação (vivendas lindas mas a necessitar de cuidado, carinho e vida) com prédios recentes.
uma constante: muitas placas a anunciar a venda das casas, novas e usadas (meu juízo de valor = nas casas usadas e naquela zona, infelizmente talvez alguns passos maiores do que as pernas).
virei para o alto de santa catarina, passei pela lavagem do elefante e segui pelos bombeiros de linda-a-velha, numa subida estrondosa - simbolicamente quis fazê-la para iniciar o ano já em superação :)
as ruas continuavam quase desertas. um espanto. eram minhas. o lixo acumulava-se nos e fora dos caixotes, quer nos tradicionais, quer nos eco-pontos. típico no dia após as festividades.
no canto da bica, um dos cafés daquela zona, tomavam-se os primeiros cafés de 2009 e iniciavam-se as primeiras discussões entre avó, filha e neta, à entrada.
rumei a casa, passando ainda pelo liceu de linda-a-velha. começou a chover e aí ... a perfeição chegou. como adoro correr à chuva, nada podia ter terminado da melhor forma.
terminei com quarenta minutos. ainda dei uma caminhada pela praceta para gozar a chuva, o silêncio, a posse daquele território naquele instante - ninguém na rua.
entrei em casa e para terminar a perfeição daquele início de manhã beijei todos os meus amores, que montavam um armário felizes da vida - ainda mais sem mim que não tenho jeiteira nenhuma para tarefas semelhantes e só atrapalho :)

que 2009 tenha muitas e boas corridas.
abraço
ab

1 comentário:

Anónimo disse...

António
já tinha saudades destes teus "posts", era bom ter-te mais vezes por aqui em 2009 e na estrada a correr, será que vamos correr uma maratona em 2009?
Continuação e bom ano para ti e família.
Abraço,
António