sábado, 17 de janeiro de 2009

Manhã perfeita

foi a manhã perfeita. deixei o rodrigo no ginásio do cdpa (clube desportivo de paço d'arcos), em paço d'arcos. dispunha de 1 hora e meia antes de seguirmos para a 2ª parte do treino no jamor, na pista de canoagem. aí treinaria eu também.
segui para o forte da giribita ou de nossa senhora de porto salvo, ali mesmo na curva dos pinheiros. estacionei e senti-me reconfortado com o sol a aquecer o carro.

a ideia era aproveitar a hora e meia para concluir a leitura do livro do dean karnazes - 50/50, emprestado pelo meu amigo e guru das corridas nuno k. concluí e foi muito agradável. quem corre revê-se facilmente no espírito do livro. valeu amigo nuno.

o sol radioso reflectia em todo o tejo, de uma margem à outra. cargueiros saiam e entravam a barra. o reflexo era tão intenso, na água, que feria os olhos. muita gente no passeio da marginal, a caminhar, a caminhar passeando os cães, a andar de bicicleta e a correr.
uma rapariga grávida seguia com uma senhora mais velha (mãe?) e acariciava a barriga, à mostra, a apanhar solinho. belo, belo, a mãe natureza permite-nos momentos destes, a vida dentro da vida que a carrega - as duas a desfrutarem de uma bonita manhã de sol, que nos ajuda a renascer por dentro. fiquei grato por poder "estar" ali, a beber o movimento à minha volta.
imagine-se se alguém tivesse a coragem de fechar a marginal para actividades de lazer, aos fins de semana, nem que fosse apenas de manhã - talvez algo próximo de um paraíso.
os corredores, muitos deles caras conhecidas de todos os dias no jamor, seguiam maioritariamente em grupo. apeteceu-me sair do carro e mostrar-lhes o livro que tinha em mãos. certamente sorririram e me convidariam para continuar com eles.
às tantas batem-me no vidro. o fernando, pai da rafaela, colega do rodrigo e do andré na equipa de canoagem, andava de bicicleta entre carcavelos e paço d'arcos, a passear a cadela e a praticar exercício. lá seguiu caminho para o merecido duche, após os 30 quilómetros que habitualmente faz nas suas saídas de bicicleta. iríamos encontrar-nos mais tarde, no final do treino do kayak.
apanhei o rodrigo no final do treino de ginásio e seguimos para o jamor. dez minutos de trajecto, entre paço d'arcos e o estádio nacional. paisagem idílica, sempre com o rio, o céu azul e o sol de janeiro, revigorantes.
a equipa da canoagem tirou umas fotos para uma caderneta de todos os atletas, de todas as modalidades do clube (que ideia tão gira) e eu segui para o meu treino.
hoje apeteceu-me fazer umas rampas. aqueci duante 20 minutos entre a pista de canoagem e pista número 2. atletas "à séria" faziam as suas séries e o seu treino específico. a temperatura estava ideal, cerca de 11 graus. a relva compunha um bonito cenário. dirigi-me para perto do ténis, e aí aproveitei a subida até ao portão acima do bar do ténis. fiz 11 repetições de cerca de 32 a 34 segundos. terminei o treino a trote, cansado mas feliz.
alonguei junto à pista, já com o rodrigo no duche. reencontrei o fernando, que vinha buscar a rafa. que belo aspecto após a sua manhã a bicicletar.
fechei a manhã com o meu próprio duche e com um almoço a quatro.
manhã simples, preenchida, plena.
amanhã há longo (nesta fase ainda semi longo :)
ab

Sem comentários: