domingo, 24 de fevereiro de 2008

Semana 11/18 (para a Gold)

terminou a semana 11, a mais longa do plano de treinos.
foram 71 km ao longo da semana, sem treinos a ritmo forte. foi uma semana essencialmente para meter quilómetros. estou menos cansado e dorido do que há 1 semana, mas mais massacrado nos tendões, sobretudo na zona posterior da perna direita (talvez seja o peso dos pêlos :-)). o gelo no final do treino ajudou a recuperar. o percurso de hoje teve várias subidas e descidas e muito paredão de cascais - s. joão do estoril, o que prejudicou e aumentou os impactos. mas fez-se. estas 2 semanas foram bastante volumosas (2 domingos seguidos em 27,5 km e 29 km) e a partir daqui alternam-se os longos com os semi-longos e terei mais "descanso". entre os 13 km de ontem e os 29 km de hoje cumpri uma maratona, sempre a ritmo de 5m30"/km. não está mal. "tá-se" bem e com motivação. os objectivos vão-se cumprindo e o ritmo está no ponto. estou confiante. penso, e devo, perder 1 ou 2 kg (estou nos 70,5kg) pois tenho feito algumas asneiras com a desculpa do volume de treino. creio que não será um problema, vai apelar apenas a um pouco mais de disciplina. fica a descrição do treino. abraço.
ab
---
saí pelas 6h40m rumo a s. pedro do estoril. tive que antecipar o treino para as 7h por causa da agenda familiar. mas tudo ficou combinado com o gafe e resultou ao milímetro. a marginal fez-se de carro, num passeio, ainda de noite. apenas parei num semáforo na parede e o resto do trajecto foi sereno. adoro este percurso, conheço-o "ao buraco na estrada" e é incomparável circular junto ao rio, na foz e no encontro com o mar. havia ondas - a espuma branca, ciente da sua natureza forte e incontestável investia de encontro às rochas e às praias -, o dia ameaçava nascer e pairava no ar uma enorme calma. nos parques de estacionamento das praias (caxias, carcavelos, parede, s.pedro do estoril) alguns carros e muitos vidros embaciados. estacionei em frente à casa onde me fiz. os meus filhos dormiam nos avós. rapidamente preparei o equipamento,os abastecimentos, a maquinaria do tempo e do cardio. aqueci ligeiramente e parti. eram 7h08m. fiz o trajecto entre s.pedro e a praia da poça com uma vista ímpar sobre a baía de cascais. a zona pedonal arranjada até s. joão e os poucos carros na marginal ajudaram. o 1º quilómetro foi a 6m/km e pensei que o treino seria mais longo que o esperado. mas rapidamente estabilizei o andamento nos 5m30"/km, com 2 quilómetros abaixo de 5m15". afinal o corpo também precisava do alinhamento, pois era muito cedo. o vento soprava de costas o que ajudou. entrei no paredão até cascais e circulavam algumas caras, muito poucas. fui seguindo pelo estoril, tamariz, monte do estoril,chegada a cascais e quando entrei na rua direita, rumo à descida para o largo camões e para a estátua de dom pedro I no largo da câmara, já ia perfeitamente estabilizado. subi para o quartel e virei para a boca do inferno. passei no hotel vila itália, ponto de encontro do gafe daí a uns minutos. subi, cheguei à zona do farol da guia e voltei. desci novamente a boca do inferno e pelas 8h em ponto lá estavam o carlos f. e o pedro t. o carlos ainda me tirou uma fotos (
aqui), e segui um pouco à frente do resto da malta. já tinha 10km. fiz o percurso de volta e no paredão já circulava, por essa hora, uma massa muito maior de gente. fui à praia da azarujinha, no final do passeio marítimo e voltei. cruzei-me com o gafe no tamariz. segui o mesmo trajecto da 1ª parte do treino. um pequeno susto, a seguir à câmara de cascais: um cão, grande, com trela, achou que também queria treinar e inicou uma perseguição de 2 quilómetros que durou até ao final da subida do antigo dramático de cascais, já na rotunda lá em cima, para o guincho.o cardio andou acelerado e esses quilómetros a subir foram bastante rápidos. creio que não me queria morder, mas com o meu medo nunca sei, e ele bem deve ter cheirado a adrenalina no auge. o sentimento de alarme acaba sempre por me trair.
segui para a guia e novamente, depois do farol, virei. imediatamente a seguir cruzei-me com um ciclista que me parece u o homem forte da asae. seria? de capacete foi difícil discernir. desejei bom dia e retribuíu-me. ainda me cruzei com o gafe e retornei pelo mesmo caminho. sentidos alerta, não vi o companheiro cão à vista e comecei a embalar. voltei a entrar no paredão, agora com muito mais gente e a partir dos 23 km ainda fiz alguns abaixo dos 5m30". já ia com as pernas pesadas mas o cardio estava muito bem.

a surpresa e a jóia do dia: na zona do tamariz cruzei-me com uma antiga colega que não via há anos. a susana m. foi minha colega na escola primária, fizémos todo o secundário juntos e continuámos pelos mesmos percursos até à entrada no mercado de trabalho. cumprimentei-a, fiquei muito feliz por revê-la, quase não parei porque ia lançado e com 25 km o corpo já não pode parar pois o ritmo está lá. devia tê-lo feito mas agora tenho um bom motivo para saber por onde anda e para retomar a comunicação. é claro que nos últimos quilómtetros esse encontro me retornou uma torrente de memórias (infância, adolescência, entrada na vida adulta) que ajudaram o tempo a passar. é incrivel como a nossa memória retém as coisas boas e as pessoas com quem gostámos de nos cruzar. obrigado susana, pelo retorno há 30 anos atrás. foram 4 quilometros cansados mas felizes, com muitas imagens de menino a moço, a passear comigo nos momentos finais do treino. finalmente cheguei a s. pedro do estoril, cansado mas feliz. faltam 2 treinos longos de 32,5 km. a confiança ajuda.

4 comentários:

Pedro Alves disse...

Conhece o nosso amigo Karkoven? Era engraçado adicionar ao teu "percurso para glória" dados cardio para as gerações futuras.
Boas corridas... às 6:40... irra!

o Editor disse...

ainda não li este post. Amigo tartaruga, será possível publicares um resumo (versão resumida? :-)

Nuno disse...

Força nos treinos, ja estamos na segunda metade da preparação.
Eu vou na 9/15 semana, a preparação tem corrido dentro da previsão, ja a contar com algumas falhas.....não se pode ter tudo...
Bons treinos

António Almeida disse...

Caro António Bento

é sempre um prazer passar por aqui, continuação de bons treinos.