sábado, 2 de fevereiro de 2008

Canal ESPN - Classic

vejo pouca televisão. cada vez menos. mas quando me sento já não tenho pachorra para a maioria dos canais. um dos que ainda me prende é o espn - classic.
é o canal memória dos jogos olímpicos.
tem documentários interessantes dado que normalmente mostra as imagens à margem das competições, isto é, dá uma outra visão, das histórias, das personalidades dos atletas, do contexto em que decorreram as pelejas.
anteontem relembrei os jogos de 1984 em los angeles.
como o meu desporto base é a natação, relembrei nomes como gaines, gross, morales, lundquist, que fizeram parte do meu imaginário de heróis, por essa altura com 15 anos.
também vi edwin moses, uma lenda, daley thompson - os célebres duelos com hingsen (ainda me lembro do zx sprectrum e do jogo decathlon, inspirado em thompson, o meu jogo favorito, até partir as teclas todas na corrida dos 400m :-)

finalmente a cereja, a 1ª maratona feminina alguma vez realizada em jogos olímpicos.
a vencedora joan benoit, as favoritas weitz e christiansen e uma desconhecida - my name is mota, rosa mota, que chegou, viu e arrebtou o 3º lugar para 4 anos depois estar no topo do pódio e nos fazer chorar com a nossa bandeira a subir ao lugar mais alto.
nesta maratona de los angeles uma atleta inglesa terminou a prova em grande andamento, incentivada por uma colega. tinha ... 46 anos - fantástico.
e ainda passou uma imagem daquela atleta suiça cambaleante, que faz parte da memória de quem acompanha o desporto e acompanhou os jogos de los angeles, a cortar a meta quase em estado de coma - se é que não estaria já numa outra dimensão (a velha questão: até onde, o racional versus o coração, tanto esforço e talvez uma vida a sonhar com a meta e no fim querer alcançá-la a qualquer custo - muitas vez o da própria vida).
abraço
bfs
ab

Sem comentários: