terça-feira, 5 de outubro de 2010

Salivar, correr e ... higiene pública


este tema povoa-me a mente há anos. e é agora!!! :)
não sou cão (até ver) e já não estou na 1ª nem na 2ª dentição (creio).
mas quando corro, salivo que nem um cão e babo-me como um bebé com as gengivas em fogo.

e li algures que não é benéfico engolir a saliva, pois encontra-se acidificada pelo esforço e vai sobrecarregar o funcionamento do estômago (se isto é um barbaridade científica, corrijam-me por favor).

e coloca-se a questão da higiene pública: cuspir ou não?
eu opto por fazê-lo, o mais recatada e higienicamente possível - de preferência para as sarjetas ou para zonas onde não se prevê passagem de pessoas (com as minhas desculpas para os restantes animais que provavelmente serão afectados pela minha atitude imperialista).

e já agora uma percepção (será socialmente válida?):
- geralmente só vejo, durante a corrida, homens a cuspir. as senhoras não o fazem, ou então fazem-no mas de forma muito subtil - eu pelo menos não vejo.

será mesmo assim?

abraço
ab - tartaruga




4 comentários:

Fernando Andrade. disse...

“…quando corro salivo que nem um cão…”

Amigo Bento permita-me a brincadeira, mas acho que tenho uma teoria para isso, a que poderemos chamar “ o efeito pavloviano da Corrida”, ou seja, tal como na célebre experiência, a expectativa da obtenção do prazer através da Corrida estimula a produção de saliva, eheheh.
Mas agora, mais a sério, acha assim tanta “javardisse” uma cuspidela boba no chão, quando há excedente de produção? Desde que não atinja ninguém…!
O planeta estaria perfeitamente equilibrado ecologicamente se os atentados de que padece fossem cuspidelas no chão, ou xixizinho atrás da árvore ou um cocózinho à beira de um muro de pedra num descampado qualquer.
Agora, ficar agoniado por ter de engolir o que não apetece é que não me parece bem.
Ademais, acho também muito discutível que a saliva produzida assim rapidamente (mais rápida a produção, mais aquosa ela será) , seja tão ácida que afecte a mucosa gástrica. Então e será assim tão ácida que um golinho de água no próxima abastecimento não consiga neutralizar?
Amigo Bento, acho pertinente a dúvida no que respeita à fisiologia, mas enquanto esperamos pela saída do “manual de bem salivar” que nos possa esclarecer, não pense que deixa de ser uma pessoa educada e com um comportamento socialmente adequado, se tiver que deixar algum ADN no asfalto. Digo eu.
Grande abraço.
FA

Anónimo disse...

Olá Amigo Fernando
agradeço o comentário e o tom divertido, como habitualmente :)
todavia continuo a pedir ajuda para perceber esta minha percepção, da diferença entre género nesta matéria :)
abraço
AB - Tartaruga

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Oh António...ora as mulheres (senhoras) não cospem?! Ora essa! Cospem e bem! E se o António só tem visto homens em tal actos - nas corrida- , certamente é pela razão mais óbvia: a percentagem deles nas provas "abafa" a percentagem feminina.

Eu cuspo, babo-me e pior: muitas vezes, o muco nasal também se produz em demasia, e sem mangas, ou limpo o nariz à camisola, levantando-a e mostrando a pança, ou assoo-me para o solo. Sim, isso mesmo, essa porcaria toda!

Claro que o faço dentro do "aceitável". Vejo para onde a porcaria há-de cair, faço pontaria, imaginando-lhe um trajecto e cá vai disto, não como alguns atletas que simplesmente cospem para o lado e quem vem colado mesmo a trás... estás a ver não estás?

Pois, em minha opinião e experiência, se há coisas onde há igualdade (eu pelo menos uso-a :) e bem! ) entre os sexos é nesta área. Eu, mulher, faço-o, como qualquer homem!

Beijinho António

António Bento disse...

olá Ana
:)
2 notas:
- igualdade entre hábitos masculinos e femininos. afinal, tenho que aperfeiçoar a minha percepção
- pertencemos ambos ao grupo dos "salivadores" higiénicos ... ;)
beijinho

ab - tartaruga