quinta-feira, 10 de junho de 2010

13 km do Guincho - Circuito Salomon



com um ligeiro atraso :), a acção passou-se no guincho, 30-05-2010
janeiro teve 2 provas, fevereiro 1, março outra.
tudo provas de montanha ou lá perto (gp do fim da europa).
abril deveria ter também 1 ou 2 mas … teve outro tipo de provas! em maio havia os 13 km de “entre a serra e o mar” do guincho.

já combinada há uns tempos com o nuno, seria uma estreia para mim. mais uma do circuito salomon, depois do monsanto e monge em 2009. sem treinos há 2 semanas, confiei no “tapering” forçado para aguentar a dureza do percurso e o calor. estimava qualquer coisa como 1h30m, o que se concretizou na mouche – 1h30m13s.

saí de casa pelas 8h20m, já um pouco em cima para o encontro com o nuno, em frente à antiga alcatel, à saída da a5. o dia estava limpo. a a5 sem movimento, permitia desfrutar da vista da serra de sintra, ligeiramente envolvida por algumas nuvens. na rádio, m80, o início de dia com os grandes u2, e o “with or without you”, logo seguido dos bee gees e do “you’re in the army now”. muito bom, boa onda, viagem perfeita.
estacionámos na malveira perto das 8:45m, com muito tempo para com calma levantar dorsais e aquecer. o dia começava a aquecer. primeiros sorrisos quando começamos a encontrar caras conhecidas. no caso o amigo que nunca pára, o sempre bem disposto joaquim adelino e o mayer raposo.
o levantamento foi muito rápido. logo de seguida o mário lima apareceu-nos e demos um abraço. um companheiro que muito prezo, apesar das escassas 3 vezes em que nos encontrámos, e com quem partilho o gosto pelas palavras.

seguiu-se um aquecimento muito lento, pois o sol já a pique começava a aquecer o dia. a conversa com o nuno é sempre estimulante, seja nos treinos, seja no s aquecimentos, pois nas provas ando pouco tempo ao lado dele :).

antes da partida ainda tempo para encontrar caras amigas e excelentes companheiros de jornada: a célia, o zé pereira, a cecília.

os primeiros 4 km foram um passeio a descer onde segui com os ensinamentos do grande moutinho para descidas técnicas – tronco ligeiramente inclinado para trás, mãos alongadas ao lado do corpo, seguindo o fluxo e o balanço do corpo, sem medos. o calor já era grande. chegados ao guincho um primeiro momento mais duro, nas dunas, com a areia quente e mole a dificultar o avanço.

a partir daí, sabíamos que seria sempre a subir até perto do final. pelos 6 km mais ou menos encontro o nuno em grandes fotografadelas :) tentei tirar-lhe uma mas a bateria não gostou de mim. vinha já com a célia e com o tigre a quem apanhei um pouco antes. eles seguiram e eu andei um pouco com o tigre. fomos subindo, sempre subindo, até chegarmos a novas subidas e pelos 9 km, tivemos a cereja no topo de todas as subidas, com um paredão imenso que até a andar me deixou o cardio em fogo. valia a vista sobre toda a zona do guincho, de excepção e que animava a alma.

começando a descer, rapidamente chegámos a mais uma subida antes dos 10km. a partir daí foi sempre a descer, os primeiros 500m numa zona lindíssima de vegetação serrada e que sobretudo nos trazia … fresco. no quilometro e meio final, novas descidas em grande aceleração, passando ainda por 2 ou 3 companheiros e terminando em força. os ensinamentos de condeixa e almourol têm disto.

no final a descida em grande andamento para cortar a meta cheio de força. um aceno ao mário lima, ao zé pereira, o nuno a iniciar o suminho fresco.
dorsal entregue, foi hora de regressar para a festa de anos do sobrinhão. um espectáculo.


agora é tempo de repouso activo, este semestre foi muito intenso, quer nas corridas até março, quer nos desafios da moral e da mente.

abrandar um pouco fará bem.

é claro que mantendo a tónica das 3 x semana de exercício entre corrida e marcha, dá sempre para fazer alguma prova que apareça.

e aqui pelo blogue talvez surja a oportunidade de abordar mais temas.
a ver vamos.
abraço
até breve.
ab - tartaruga

1 comentário:

ana paula pinto disse...

Até breve...
Sim, que "nós" estamos sempre à tua espera.
Parabéns! Por tudo.

Um beijinho
paula