sábado, 27 de outubro de 2007

Porto I - a maratona até ao km 32

foto: minha ;-)
a tenda da maratona (sábado ao final da tarde)

o dia da maratona começou animado. pequeno almoço pelas 6h45'. chegámos cedo e não tivémos problemas em encontrar mesa. ingerimos o combustível necessário. passados 10 ou 15' começou uma verdadeira romaria de atletas. bem dispostos, pensativos, ansiosos, concentrados, esfomeados, havia de tudo um pouco.
no hall do hotel a reunião e o embarque nas camionetas. a boa disposição era a tónica.
1ªdecisão sábia do dia: fato de treino e sweat bem quentinhos. estava frio e o carlos bem o sentia nas pernocas.
chegados à linha da partida a adrenalina começa a subir. após a entrega da roupa no camião (excelente!) subimos e quais lagartos ao sol(inho), lá fomos aquecendo. prenunciava o calor que se seguiria. chegou o luís, os cumprimentos foram calorosos, a foto da praxe e depois de uns minutos de aquecimento lá entrámos pelas barreiras adentro.
tentaram oferecer-me um boné da edp. educadamente recusei. o meu especial de corrida tinha ficado em lisboa. corri com o boné que havia recebido na corrida do terry fox. também esse pequeno artefacto me ajudou nos momentos mais duros, pelo seu significado e força que carrega. 2ª decisão sábia - estive quase a deixar o boné no saco nº 159. ainda bem que não o fiz (talvez não tivesse chegado ao final).
os momentos finais do aquecimento de pura adrenalina e o tiro de partida.
a euforia dos primeiros quilómetros, já a descrevi. começámos rodeados de um mar de gente de camisolas vermelhas, da mini, e foi bastante agradável ir conversando até ao parque da cidade, onde, de repente, ficámos muito menos.
na descida até à foz nem dei pela rapidez que haveria de fazer estrago.
junto ao rio sempre bem, amena cavaqueira com os companheiros dos mesmos ritmos, atento ao cardio que estava impecável. palminhas aopassar pela zona de partida da meia e mais uma injecção de motivação. na viragem para a margem de gaia já não vimos os da frente que haviam passado havia pouco tempo. antes da meia um cumprimento ao carlos que regressava. o douro radioso inspirava a continuar no ritmo (ai, ai!). os remadores desfrutavam de um cenário idílico, com as águas calmas e doiradas.



foto: cristina bento
o andré por esta altura avaliava o queniano que há nele

novamente a ponte e o regresso à outra margem. o ritmo começava a baixar e a sensação de cansaço ia aumentando. cruzei-me de novo com o carlos e uma vintena de minutos depois, aos 30 km, abasteci e comecei a sentir as pernas. ainda tentei reduzir o andamento mas, aos 32 km ... já o contei há 2 posts atrás.




foto: atlestismo magazine modalidades amadoras (obrigado carlos rodrigues!)
a festa da chegada com o andré

a corrida é linda. o percurso é muito bom, temos que contornar o empredado mas faz parte da vida de "marinheiro". os abastecimentos estão bem ornamentados. é pena - mas compreendo - que as tartarugas apanhem água quente nos últimos abastecimentos. são muitas horas ao sol. a organização foi excelente.
adorei a corrida como já referi e espero voltar "um dia destes".
parabéns à organização e obrigado.
ab

2 comentários:

António Almeida disse...

António Bento,

os meus parabéns atrasados por mais uma maratona concluida, o relato está muito bom, pessoas como o "Tartaruga Bento" são uma inspiração para ir mais além...
Mais uma vez muitos parabéns.

António Bento disse...

Obrigado António Almeida
um abraço
até breve
ab