domingo, 29 de julho de 2007

Semana 6/18



foi uma semana meio estranha, na continuação da anterior.
não tive arte nem engenho para fazer o cross training mas o núcleo duro do treino fez-se.
foi necessário ziguezaguear durante a semana, por causa dos compromissos da labuta. assim:
3ªf - 41' a rolar
5ªf - 1h05' quase a desfalecer
6ªf - 31' só para recuperar e mostrar ao corpo que o dia anterior foi um acidente, um delírio!
hoje - 1h35', a rolar entre 6' e 6'10"/km.

inicia-se agora o 2º terço do plano. o volume vai aumentar consideravelmente.
começa a ganhar importância o planeamento dos treinos mais longos, já entre as 2h20' e as 3h15', sensivelmente, podendo ter ligeiros ajustes em função do ritmo a que conseguir correr.
quer a hora de início (será sempre muito perto das 6h da manhã atendendo ao elevado calor), quer a hidratação, quer a ingestão de powergel ou afins serão fundamentais.

---

hoje fui reconhecer terreno para os treinos longos dos próximos fins de semana. a família ficou em cabanas de tavira. eu vou indo e vindo até às férias, mas os próximos 4 domingos serão passados lá e por isso há que testar.
parti de cabanas pelas 6h45'. a temperatura ainda estava agradável, não havia muito trânsito na 125, fui correndo muito bem até ao momento da viragem, na ponte romana em tavira (ver foto) (eu inclino-me mais para que seja uma ponte medieval, com resquícios de arquitectura romana, mas não sou expert ... de todo!) (para obter mais informação sobre tavira).

um pouco antes tinha-me cruzado com dois jovens cambaleantes na zona da pista de ciclismo de tavira. naturalmente regressavam de uma boa farra de sábado à noite/domingo de manhã.
no regresso ainda os apanhei. eu de um lado da estrada, já em tronco nú, com 1h de corrida, a pingar por todos os poros. eles do outro lado, prestes a atalharem pelo meio do campo:
- está sóbrio? - pergunta-me o primeiro dos jovens, alto moreno e de olhos ainda abertos.
- estou ... às vezes - respondi com um sorriso e já a olhar para trás.
ele riu-se. em simultâneo a voz do segundo jovem:
- tás é cuma ganda moca meu!
ri-me, continuei o treino e quando cheguei a casa partilhei o encontro com a malta no meio da risota. de facto é sempre bom ouvir uma pergunta tão simples para a qual a resposta nem sempre é linear: correr a um domingo, com uma caloreira algarvia, pelas 6h45' da manhã é estar sóbrio? não sei quem estaria mais, mas quer eu, quer eles estaríamos concerteza bem naquele momento.

acabadinhos de chegar à ilha de cabanas, estava ainda a pousar a mochila, quando olho para o lado e vejo duas caras conhecidas. não pude deixar de sorrir. dirigi-me a eles:
- bom dia. lembram-se de há pouco me terem perguntado se estava sóbrio?
olharam com algum espanto, riram-se e trocámos "high-fives". desejámos uma boa praia, reciprocamente.

só voltei a vê-los de pé já na hora da nossa saída, logo após o meio dia.
levantaram-se, rumaram ao banho e talvez tivessem conseguido acordar. acredito que devam ter tido um sono santo, durante 2h e meia.
há maratonas para todos os gostos.
não deixei de sorrir ao rever a vida que levava em férias há 20 anos.

boa semana
ab

1 comentário:

Lénia disse...

Uma história engraçada...sim,senhor!

Boas corridas!