sábado, 21 de julho de 2007

Poesia: Brasil x Cuba, Pan-Americanos 2007

Foto:


http://www.GLOBOESPORTE.COM
http://pan2007.globo.com/PAN/Noticias/0,,MUL73248-3882,00.html


na 5ªf, por acaso, o meu amor mais novo, o andré, fez um zapping e parou no canal brasileiro. como é tão vidrado em desporto como eu parou imediatamente e ficou atento.
perguntou-me que jogo era aquele. eu havia chegado a casa há muito pouco. contextualizei-me e lá mencionei a final do voleibol feminino dos jogos pan-americanos 2007.
o que se seguiu foi pura poesia. basta atentar-se nos parciais e no equilíbrio para ver como foi sofrido o resultado e como foi disputada a peleja.
Brasil 2 x 3 Cuba (27/25, 22/25, 25/22, 32/34 e 15/17)
foi um jogo emocionante a que tive o privilégio de poder assistir com os meus filhos (o rodrigo nem tanto, :-), estava a ler e ia dando uma olhada quando nós mais vibrávamos, o seu mundo é feito de outras maravilhas, tem outros "desportos", é mais criatividade e invenções).
ainda assim consegui aproveitar a beleza e a emoção do momento para tentar passar mais algumas mensagens que entendo fazerem parte do ofício de pai.
sim foi mesmo poesia aquilo a que assitimos. entrega total. a selecção cubana esteve por 6 vezes na mira da derrota. conseguiu sempre virar o jogo. nunca renunciou à luta, não reconheceu a palavra desistência ou derrota.
sim houve uma equipa vencedora. mas perante tamanha entrega e brio ninguém perdeu naquele jogo. ambas as equipas saíram de cabeça bem ao alto.
continuo a emocionar-me com alguns fenómenos desportivos. na 5ªf assim aconteceu. e é assim que em momentos de emoção sentimos ser felizes por um bocadinho. ou por mais um bocadinho. no final da contagem, caso se somem todos os bocadinhos, talvez possamos olhar o caminho e dizer: afinal fomos felizes! após observar os pratos da balança.
ab

Sem comentários: