quinta-feira, 4 de março de 2010

24 (1ºs Trilhos Terras de Sicó - Lições Aprendidas)

as lições aprendidas são poucas, mas espero que boas!
juntam-se a muitas outras, neste processo cumulativo e nunca concluído, de aprendizagem e melhoria contínua:
  • mochila - não era necessária. com tantos e tão bons abastecimentos, uma bolsa seria e será suficiente. vou ter uma ajuda para ver se ainda treino com uma antes de domingo a tempo de não carregar com esse peso ligeiro, mas ainda assim, incómodo.

  • jantar de véspera - foi o possível mas ... carne foi muito má ideia, as batatas fritas também não ajudaram, o belo pão e o belo queijo, bom !!! :) já não como assim tanta carne normalmente, e ainda mais, na noite antes da prova!!! provocou uma digestão mais pesada e uma sensação de "mais preso das pernas" no início.

  • ingestão de liquídos - apenas água. desde há uns meses e em todas as provas apenas ingiro água, sem powerade e afins. tem corrido bem, sem a sensação de barriga cheia que Às vezes aparecia.

  • barras energéticas - aprecio mais do que o gel. apesar da maior dificuldade, como não luto pelos 1ºs lugares, posso gastar mais uns segundos a mastigar. sabe melhor e reconforta mais o estômago.

  • ritmo de prova - tentei seguir num ritmo agradável, mas creio que conseguiria o mesmo resultado mas de forma mais eficiente, caso tivesse gerido melhor o esforço entre os 10 e os 20 km. para domingo em almourol, este aspecto será um dos mais relevantes, atendendo à distância de 35 (ou seão 38 :))) km.

abraço

ab - tartaruga

3 comentários:

António Almeida disse...

Olá António
como nisto de "trilhos" já és batido li com muita atenção as lições aprendidas, eu penso fazer o seguinte:
mochila-muito provavelmente vou usar se bem que não ache muito necessário neste tipo de prova que não é em auto-suficiência.
jantar)não fugirei ao habitual antes de provas longas, uma coisa é certa, não faltará a batatinha-doce no mesmo (havias de ver a cara do Mota em Badajoz quando eu depois do jantar ia comendo a batata, ele a pensar que eu estava a comer um qualquer tipo de enchido...).
ingestão de liquídos) tal com tu só beberei água, como sempre faço na provas, sejam longas sejam curtas.
barras energéticas-comecei por usar nos treinos para as primeiras maratonas, mais tarde experimentei o gel e é o que tenho usado nas provas longas, não fugirei também aqui ao que tenho feito.
ritmo de prova-ritmo agradável sem qualquer dúvida e acho mesmo que serão 38.
Ainda assim agradeço a partilha das lições aprendidas e deixo uma última dica, nunca fazer ou usar no dia da prova nada que não se tenha feito ou usado antes, mas esta é mesmo muita básica...
Resto de boas semana e até domingo, será um prazer ter-te como companheiro de jornada.
Abraço.

Ricardo Baptista disse...

Boas,
É mesmo muito bom partilhar o que se vai aprendendo nas corridas. Acho que é esta a essência do blog de atleta de pelotão. Vou tentar não me esquecer disto nos meus posts.
Eu era um fã da mochila, agora ando a apaixonar-me por outros meios de transporte de hidratação. E digo-te uma coisa: levarmos um bidon com uma pega especial na mão, não é mau como parece.
Boa força para o Almourol.

luis mota disse...

Olá António!
Mais uma vez em dupla com o Nuno com grande categoria.
Deve ter sido bem duro. A chuva tornou o piso mais pesado.
Quando vierem à região no Verão ficarão maravilhados com os locais por onde estiveram.
Venham ao GP da Páscoa em Constância e confirmem o que vos digo.
Grande braço,
Luís mota