terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os resultados lombares


já tenho os resultados da ressonância magnética.
mantêm-se as alterações degenerativas na zona lombar, sobretudo l4-l5 e l5-s1, como há 10 anos. todavia, há evoluções: hérnias discais em l4-l5 e em l2-l3.

Aspecto positivo: ao menos agora tenho razões para me queixar das dores e da incapacidade lombar, extensiva :)))

tenho mais 2 consultas: o meu “neuro” para ver o efeito real do dano.
uma outra com um médico conceituado de medicina física e de reabilitação, e que está habituado a estas incidências em atletas, no centro de alto rendimento do jamor.
vai concerteza ajudar-me a delinear um bom plano preventivo e de recuperação.
terminou a corrida para esta jovem promessa atlética da estrada e trilhos? não! creio que ainda não. não dou assim de barato algo que adoro e que é tão importante para mim.
para já chamo-lhe uma sabática.

foi tempo de decisões rápidas (normalmente aqui não me perco ;), pois quando temos um plano – que é a própria qualidade de vida, para chegar acima dos 90 em boa condição, as coisas são mais fáceis.

de imediato e antes das consultas e das decisões mais profundas, caminhar, com o mesmo plano e organização do que quando corria, ie, manter uma regularidade de 3 x semana: 2 sessões de caminhada com cerca de 45 m a 1h, e 1 sessão mais longa, talvez até 1h30m.

uma outra decisão: reactivar a minha natação no jamor; já não nadava desde 2007 e recomecei ontem. soube-me muito bem voltar a nadar e matar saudades da piscina. de volta às raízes ...
pelo menos uma vez por semana penso nadar 1 horita com calma. cá virei contar a 1ª sessão do regresso. e mais, tenho que contar também a odisseia que é, hoje em dia, escolher uns calções de natação e uns óculos. é de rir!!! para quem é da velha guarda da natação, é um stresse muito, muito grande.
na era da informação (ia dizer na era do conhecimento mas .. não, ainda é na era da informação, para mal dos nossos pecados), a panóplia de escolha diminui-me a razão!!!
como detesto fazer compras, ter que ir a uma loja e escolher de entre tantas variedades do mesmo produto, hoje em dia adaptadas a todos os gostos, deixa-me mais exausto do que terminar uma maratona.
brevemente também os porquês da degeneração para 2 hérnias e as aprendizagens que espero poder aprender definitivamente e que possam servir de aviso a outros companheiros.
afinal, bastaria algum bom senso e alguns minutos por semana para – talvez – as coisas não terem degenerado tão rapidamente.
é que há coisas que já lemos nos livros, mas achamos que consomem muito tempo e nos tirarão muito mais.

abraço
até breve
ab - tartaruga

2 comentários:

Rodrigo Silva disse...

Caro Antonio,
Tambem eu à uns anitos fui atacado por essa "coisa" das hernias discais com compressão do ciático e etc etc etc. Sabes o que fiz ? Não quis saber e continuei a correr, um dia doi mais outros doi menos :-) e obviamente passei a fazer natação amiude. Quando estou muito aflito vou andar de bicla, ou remar para a Amora. Parar é que nunca e olha ja à muito que não me chateia. Tenho uma teoria que me diz que se lhes das muita atenção esses "coisas" reproduzem-se.
Abraço e boa recuperação.
rgs

Nuno Freitas disse...

Chiropractor ... é o que tu precisas. Acredita : )
Abraço