domingo, 25 de julho de 2010

A massa de que os Homens são feitos

em 2008 no nosso 1º fim de semana de férias fui acompanhar os quilómetros finais de uma estreia chamada “Portugal na Vertical”.





fonte


o meu Amigo pedro alves decidiu há 2 anos realizar o trajecto viana do Castelo - sagres, non stop, mais de 600 quilómetros, na módica quantia de 26h e mais uns minutos, acompanhado de uma dedicada tripulação de apoio.
no final em sagres, após constatar, no cortejo dos últimos quilómetros, a dimensão do feito, lá metemos uma torrada no bucho :), facto que marcou uma espécie de ritual.

no ano de 2009 voltei a repetir este passeio, acompanhando o pedro e no 1º domingo de férias lá estive com a tripulação, a acompanhar os últimos quilómetros entre as eólicas de vila do bispo e sagres, e mais uma vez, festejando a conquista, concluída também na casa das 26 horas e uns minutos.

este ano o plano era o mesmo, com uma variante: o pedro e o seu amigo e companheiro de aventura, simões, fariam 600 quilómetros para cumprir um brevet devidamente acreditado pelo Audax Club de Paris (ACP), tendo em vista acumular a qualificação para o Paris-Brest-Paris de 2011.
o trajecto teria que ser feito em autonomia, ie, sem carro de apoio fornecido por patrocinadores.
fomos contactando e hoje a meio da tarde, a jornada seguia dura, com 46 graus de temperatura algures no alentejo. o pedro e o simões passaram por algumas dificuldades.

como qualquer bom plano serve para ser modificado, o de hoje assim o foi.
face ao contexto e às necessidades do guerreiros, bem como à distância de cabanas de tavira a vila do bispo, e ainda, à hora tardia a que chegariam a sagres, decidimos que eu não iria festejar com torrada, hoje. chegará o dia dos festejos conjuntos e acredito que terá uma torrada.

entretanto, e como os festejos são independentes das torradas e da presença física, deixo uma palavra de verdadeira admiração ao pedro e ao simões. é que nos momentos mais críticos a massa de que os Homens são feitos vem sempre ao de cima.
e o simões, à terceira foi de vez, conseguiu concretizar o objectivo, numa demonstração a dois do verdadeiro espírito de equipa e de como resultam a partilha e a operacionalização de objectivos em conjunto.

parabéns aos dois. Paris-brest-paris está mais próxima.
mas e mais importante, com a jornada de hoje, capitalizaram mais uma mão cheia de quilómetros de aprendizagem, daquele tipo que primeiro se estranha e depois se entranha!

onde é que já ouvi isto pedro alves?

finalmente um grande beijo para a tripulação, que hoje um pouco mais à distância, lá esteve sempre a acompanhar.

forte abraço, muita admiração
AB - tartaruga

p.s. - para ser solidário, embora com uma temperatura mais amena e água por perto, ontem e hoje já andei a dar pagaiadas no kayak aqui pela localização das férias, na ria. excelente! excelente!

3 comentários:

César disse...

Eu acompanhei a secção "Lisboa na Vertical" ! :)

Zen disse...

Valentões! Parabéns pelo feito!

Pedro Alves disse...

Olá António,

É difícil fazer comparações, entre "Portugais na Vertical" mas é sempre difícil pedalar 600 kms.

Este ano tivemos uma grande dificuldade, o calor sufocante que tivemos de Tróia para sul. Dificultou-nos muito a vida e fez-me lembrar aquele documentário da RAAM.
A torrada e a meia de leite foi virtualmente e à distância partilhada, cumpriu-se a tradição.
Carregávamos este ano a responsabilidade de concluir 1º, "Brevet Randonneurs Moundiax" em Portugal e isso para nós era importante.
Tivemos alguma apoio presencial nos pontos de controlo do Brevet e muito apoio à distância o que nos deu mais ânimo.
Como dizes também aprendemos muito. Algumas coisas difíceis de transmitir mas que devem ficar gravadas no ADN.

Obrigado por tudo