quinta-feira, 13 de maio de 2010

Corrida e Bailado




há umas semanas, num sábado, andava a correr no jamor, quando me cruzei com um conhecido de há muitos anos, o l.x. professor na fmh, na área da dança.
ritmos semelhantes, avisei logo que era muito, mas mesmo muito, vagaroso e que ia correr 1h30m a esse ritmo, nem mais nem menos.
desafio aceite, o l. lá seguiu comigo.
fomos pondo a conversa em dia até que fiz uma pergunta daquelas que nos fazem aprender durante toda a hora que se seguiu.
fui um ouvinte atento e confesso que foi dos treinos que mais prazer me deu, correr devagar, com alguém ao meu ritmo, a ouvir e a saborear o conhecimento, empírico e científico, sobre dança, treino, resistência e desenvolvimento de qualidades físicas.
a pergunta foi: os bailarinos têm enorme resistência, para aguentarem todo o esforço físico dos treinos e espectáculos, verdade?
não, não é verdade!!!
os bailarinos pelo seu trabalho continuado ao longo de anos e anos de prática, possuem a resistência de base que todos nós sempre tínhamos quando éramos meninos que andávamos na rua, o dia inteiro, a fazer fartlek permanente.
das 5 qualidades físicas: força, resistência, velocidade, flexibilidade e coordenação, as mais importantes são a velocidade de execução, a força e a coordenação.
daí que o treino de bailarinos assuma características muito específicas, pois durante o espectáculo, muitos deles intervêm relativamente pouco tempo.
a resistência não é assim tão fundamental.
outro dos aspectos de que falámos foi a alimentação.
por uma questão de hábito e de exigências estéticas, no meio artístico, de uma forma geral, os bailarinos alimentam-se de forma muito deficiente.
e por isso surgem muitas vezes as lesões, atribuídas, amiúde, ao azar, ou a um deficiente movimento num dado momento.
no final, após o banho de ensinamentos, que me fez agradecer por estar ali, naquela hora, naquele dia, ainda tive tempo de ouvir a melhor definição das características de um bailarino, enquanto "atleta" profissional:
- a força e a velocidade de um velocista, no corpo de um maratonista.
até breve
ab

nota:
qualquer incorrecção ou omissão deve-se tão só à minha pessoa e à deficiente apreensão ou reprodução da informação.
um enorme obrigado ao l.x.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo
bom ter-te de volta aqui, cá por casa também tem sido "corrida e bailado", este mês então nem imaginas, a Vitória este sábado tem um espectáculo comemorativo "Dia Mundial da Dança", depois lá mais para o fim do mês o sarau anual, pelo meio ensaios suplementares e aulas "esticadas", o "corredor" vai cumprindo "serviços minímos" e a Geira já tão perto...
Força nessas 2corridas", abraço.