sábado, 2 de janeiro de 2010

2 (1º longo do ano + Chrissie Wellington)

hoje de manhã corri o 1º longo do ano - 1h45m.
andei no jamor entre o crosse e a mata do lado do estádio principal.
muito sobe e desce, intenso, duro, mas já um 1º treino à séria para os trilhos que vêm a caminho.
acabei um bocado partido, mas com uma sensação de dever cumprido e bem disposto.
para além disso é sempre bom sentir o corpo todo dorido, desde as pernocas ao tronco e pescoço - estou em movimento!




o terreno estava mole das intensas chuvas, e apetecível. toda a mata e crosse estavam inundados de verde fresquinho. alguns companheiros conhecidos da zona também treinavam. ia-lhes acenando, cumprimentando e por vezes tagarelando: palavras de circunstância entre atletas de pelotão.

na pista 2 as obras prosseguem. o tartan está arranjado mas ainda não se deve utilizar. também na pista nº1 levou uma arranjadela; havia atletas a treinar e a pista estava com vida.

---

esta menina cometeu a proeza de, em 2009, ser tri-campeã mundial de triatlo de longa distância - ironman, no hawai, consecutivamente.
no 1º ano em que aí competiu, em 2007, limpou a concorrência.
no 2º ano fê-lo de novo e estabeleceu um recorde no segmento da maratona (batido já em 2009 pela 2ª classificada mirinda carfrae).
em 2009 bateu o recorde da prova, na posse da lendária paula newby-fraser.

para além de uma extraordinária atleta, a chrissie wellington tem igualmente um percurso profissional pouco habitual, e bastante interessante, que podem consultar aqui.

o que mais me impressiona, para alé da performance, é o sorriso - frequente - enquanto está em pleno esforço. nos vídeos e em muitas das fotos, sabendo-se da exigência deste tipo de provas, é de ralçar a sua atitude positiva e a forma como sorri - mesmo nos momentos mais duros das provas. a mente tem mais poder quando pensa positivo e quando consegue atribuir uma valoração de prazer ao esforço mais intenso e duro.


---

até breve

ab

2 comentários:

Duarte Gregório disse...

bom ano cheio de saude e sucessos desportivos
abraço

Zen disse...

Caro AB

Quem dos apaixonados pelo triatlo não se lembra da "queen of Kona" Paula Mewby Fraser ( esperava ansiosamente por OUT/NOV para ver na ABC, ou no Eurosport, a transmissão do Hawai)? Do duelo para sempre gravado na nossa memória entre a Heather Fuhr e a Lori Bowden em 97, na qual a vitória foi disputada de gatas!
E da Natacha Badman, a suiça sempre sorridente que do duatlo passaou para uma das maiores Ironladys de sempre.
Agora não estou tão a par do que se passa no mundo do Triatlo e não conhecia esta menina. Vou ler as suas proezas.
Bon ano, saúde e muito desporto.