segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Baía Seixal - Amora

no sábado 29-08 pegámos no kayak sit on top, eu e a cristina, e seguimos ao final da tarde até ao seixal. conhecemos os 2 locais, seixal e amora, das provas de kayak do rodrigo. estava um bonito final de tarde e apeteceu-nos explorar uma zona mais ou menos conhecida e relativamente perto.

a baía estava calma, a maré vazia, não corria muito vento, um canoísta da associação naval amorense treinava afincadamente. algumas pessoas aproveitavam a tarde para no meio da baía apanhar talvez berbigão, ameijoa, o que viesse à rede. outras aproveitavam para descansar nos barcos de recreio, ou apanhando sol, ou pescando.
seguimos em direcção à amora, tentando não esbarrar nos bancos de areia, pois com a maré vazia torna-se difícil navegar sem roçar no fundo, mesmo de kayak.
para a próxima teremos que estar mais atentos às marés.


algumas bóias, do lado dos estaleiros da amora, sinalizavam a zona mais funda.

ver o esqueleto dos barcos nos estaleiros permite de imediato uma analogia com a vida e com o tempo que virá, da natural degradação. oxalá tivessem tido longa e plena vida. oxalá não sejam abandonados aos caprinhos do clima e da natureza, assim sem mais, sem que ninguém se lembre deles. no meio da degradação um "catamaran" aguardava certamente uma reparação rápida para voltar às travessias e ligações do tejo.


voltámos ao seixal e decidimos prolongar o passeio para lá da pequena barra de entrada na baía.

qual não foi a nossa surpresa quando passando pela ponta do lado da amora, a ponta dos corvos, que tem um esplanada animada por música alta, descobrimos uma praia, densamente povoada por banhistas.
uma praia fluvial com água limpa, ligeiramente turva da areia um pouco escura, mas limpa.


http://img174.imageshack.us/i/praiadapontadoscorvossc0.jpg/#q=ponta%20dos%20corvos%20amora

embicámos para a praia, aproveitámos uma das ondas que os catamarans fazem nas travessias para o seixal e barreiro para um kayak surf e não deixei de dar uma mergulhaça refrescante.

no regresso ao seixal ainda tivémos que nos desviar de várias canas de pesca, pois os pescadores abundam no pontão.

calmamente terminámos, 1h30m após o início. o final perfeito na bonita zona ribeirinha do seixal, para uma tarde serena e relaxante.

recomenda-se o passeio, seja pedestre, seja a navegar. a zona é muito tranquila e podem observar-se inúmeros pontos de interesse, nomeadamente a própria paisagem riberinha, as aves, os estaleiros, os barcos, os canais - sobretudo rumo a corroios, mas com maré cheia.

ab

3 comentários:

Duarte Gregório disse...

boas,
deve ter sido um excelente passeio.
abraço

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

de onde é que eu conheço isto?

um beijinho António e até um dia destes...

ana pereira

André Mendes disse...

Imagina fazer kayak aqui

http://news.sky.com/skynews/Home/World-News/Arctic-Glaciers-Greenpeace-Photos-Massive-Cracking-Revealed-Off-Greenland-Coast/Media-Gallery/200907315343309?lpos=World_News_Second_Picture_Gallery_Teaser_Region_3&lid=GALLERY_15343309_Arctic_Glaciers_Greenpeace_Photos:_Massive_Cracking_Revealed_Off_Greenland_Coast