sexta-feira, 31 de julho de 2009

Redescobrir a corrida

já não corria desde há 1 semana e meia.
antes de umas férias aqui pelo sotavento algarvio, a semana em lisboa apertou e ... lá tive que me privar de uma ou duas corriditas nessa semana.

para ajudar à ausência de corrida, o kayak tomou-lhe as vezes e como qualquer paixão violenta trocou-me as voltas. dei por mim a viver o namoro anunciado há uns dias, de forma intensa e partilhada com a família.



e é de tal ordem que conseguimos encontrar uma forma de exercício que todos praticamos, em conjunto, 2 a 2, ou mesmo 3 e isso deixa-me extremamente feliz, pois a corrida acaba por ser só para mim (de vez em quando com os rapazes), mas o kayak acaba por ser para todos e com todos e isso ... é muito importante!




a pancada é tão forte que ando a pagaiar cerca de 10 km/dia, com bi-diários, logo pela manhã na ria, durante o resto da manhã na praia e ao final da tarde na ria de cabanas de tavira, com a maré cheia, o pôr do sol de uma beleza única e a descoberta de sensações e locais - pequenas praias, pequenos detalhes na paisagem nunca antes vistos, de um ângulo novo - que me tornaram cativo!


um dia deste fico como o roberto pêra, assim a modos que caparroso :)


http://www.ospresepeiros.zip.net/


mas preciso da corrida! e o corpo nunca se esquece disso.
e por isso ontem voltei com 45m de corrida lenta, junto à ria, pelas 7h da manhã, num cenário idílico. para além de todas as razões que me levam a correr, tenho agora mais uma, acrescida:
- é que praticar kayak é espectacular mas tem o senão das pernitas irem mais ou menos paradas, sobretudo quando o fazemos num "sit-on-top" de turismo.
e cá está. mais uma razão.

amanhã será o 2º treino da semana e no domingo o 3º - mais longo!
é que no final de agosto há uma prova, os trilhos de monsanto, no qual o meu querido mestre e Amigo guru K já me deve ter inscrito.

portanto toca a dar à pernita, em simultâneo com o bracito na ria formosa (que efectivamente faz jus ao nome), para aproveitar os dias da forma mais longa possível.

até breve
ab

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um bom Domingo

domingo acordei com sede de vida e de corrida.
cumpri o 2º treino da semana (isto tem estado difícil, sábado havia sido o 1º da semana :(
o dia estava apetecível.

saí de casa pelas 8:30m. mal iniciei a subida para os semáforos de linda-a-velha olhei o tejo e o magnífico cenário para uma nmanhã perfeita.
fazia calor mas nada de insuportável.
na paragem do autocarro uma moça, adolescente ainda, já fumava um cigarro ... que pena!!!

passado o solplay e depois da carreira de tiro, o parque aventura do jamor, com um óptimo aspecto, infelizmente também à custa de algumas árvores.
o resto do treino passou-se na zona do crosse do jamor, enquanto existe!
no regresso e ao olhar a relva bem verde e a rega, não resisti e tomei um valente duche em modo corrida lenta, por entre todas as zonas de rega.


terminei o passeio na relva encharcado mas imensa e intensamente feliz.
o sol e o calor logo me secaram, mas durante uns minutos o fresco aconchegou a alma.
à porta do prédio, com 1h15m de corrida, lenta, como o clima impõe nesta altura, parei.

foi fantástico!

ab

domingo, 19 de julho de 2009

Estratégias inovadoras?

hoje foi dia de prova de kayak no rio trancão !!! creio que é a melhor vacina para todos os sustos que por aí andam, apesar da boa vontade do speaker de serviço, da associação sacavenense, a puxar pelo rio da terra :)

deixei o rodrigo no jamor a carregar kayaks pelas 9:30h e lá corri 45m, para aproveitar cada minuto, antes de rumar a sacavém. a pista de canoagem e o arvoredo na zona permitiram fazer um treino calmo, com algumas sombras, mas quentinho, pois o sol ja ia alto (já agora, isto tem estado complicado, desculpa nk, hoje não deu para as 7:30h, e foi apenas o 1º treino da semana. amanhã será o 2º, espero que um pouco mais longo).

ouvi algo a propósito de um mini campo de golf, ou melhor, um mini campo de mini golf, no espaço interior da pista de canagem.
e esta hem? como diria o ENORME Fernando Pessa!
com tanto espaço e tanto golf que vão fazer do outro lado do complexo do estádio, arrumando com o crosse, ainda querem mais?
será que o desígnio nacional é formatar tiger woods em barda para animar todos os greens do país?
para além das energias renováveis, será também este um vector estratégico do ministério da inovação e da economia em estreita sintonia com o idp e com a secretaria de estado do desporto?

bom, ok, estou para aqui a mandar umas bocas e nem sequer tenho a confirmação!
mas ... pronto ... se não se concretizar, venho aqui penitenciar-me!
fica a notita para confirmarmos daqui a uns tempos.

o que vai valendo é que, por enquanto, estamos privados de utilizar aquele pequeno mas agradável trilho para cortar o tédio à volta do trajecto plano!!!

abraço
bfs
ab

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A debutante ... Olga

finalmente, é hora de fazer justiça e apresentar a debutante olga à sociedade dos blogues.

afinal não sou, nem de perto nem de longe, o tartaruga principal nesta casa.
a olga, ela sim, é a maior do mundo.

a nossa vida já não seria a mesma sem a sua sabedoria.
chegou há uns anos, já lhe perdemos a conta. pequenina, foi crescendo e transformou-se numa tartaruga mulher feita, senhora do seu nariz. do seu pedestal, para onde sobe sozinha, abarca o mundo e coloca-o a seus pés.


de personalidade rebelde, já conseguiu sair da sua piscina e estatelou-se no chão, numa queda que, imagino, corresponda a voar de um 3º andar, para um de nós.
foi encontrada de barriguita para cima, carapaça resistente à prova, com um olhar desafiador, próprio dos aventureiros que apenas anseiam pela próxima escapadela à rotineira normalidade.
não revelou o mínimo receio nem arrependimento, perante o sermão a que foi sujeita.



a olga é o máximo!!!
ab

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Corridas ... autárquicas

um candidato a autarca na minha terra tem um cartaz extraordinário:

"Eu Voto
Na minha segurança".

Nunca ninguém falou tanto a verdade !!!

:)

ab

domingo, 12 de julho de 2009

2 notas

as 2 notas de hoje:

- o rodrigo teve treino e começámos no jamor pelas 11h (desculpa Amigo Carlos, os horários do kayak sobrepuseram-se ao treino matinal). aproveitei para fazer 1h05m, debaixo de quase 30 graus, mas sempre perto da pista de canoagem, o que ajudou a refrescar.
o meu filhote teve a pista só para ele, não havia mais ninguém a treinar e conseguiu, do alto do seus 11 anos, treinar 1h20m sózinho, com uma força de vontade que admiro.
só me restava ir incentivando. um orgulho!

- num dos percursos acidentados na parte de dentro da pista uma criança de 4 anos, na sua bicicleta, acelerou na "descida" íngreme deste "tour" do jamor, e deu uma enorme queda.


assustei-me e como ia a passar mesmo ao lado ajudei-o de imediato a levantar-se. a mãe já vinha a correr, mas felizmente não foi nada de grave. apenas o susto. limpei-lhe as mãos. chorava, mais de susto do que de dor. felizmente as crianças ainda são um bocadinho de "borracha" :)

ab

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Namoro

ando a tentar o namoro há uns tempos.
talvez, talvez ...!




quinta-feira, 9 de julho de 2009

"A difícil pergunta"

Como se recusa o amor?, perguntavas,
o sorriso brincando ao sol com as romãs.

Eugénio de Andrade - Os Sulcos da Sede

www.luamuller.blogspot.com

sábado, 4 de julho de 2009

O foca e o tartaruga - passeio à beira mar





um foca e um tartaruga juntaram-se à esquina, a preparar as cordas da concertina (perdão - das sapatilhas), sem bigodes mas com a barba por fazer (afinal é sábado), na estação da cruz quebrada, pelas 07:25h da matina.

objectivo: um treininho de 1h30m, medidos pelo foca com a sua precisão de relógio suíço, com viragem na baleia da praia da torre.

o dia não podia estar mais espectacular para treinar. umas nuvens, o sol a romper qb. havia muita humidade mas essa começa a fazer parte do nosso clima pró-tropical emergente.
iniciada a corrida desde logo a certeza do excelente treino.
a companhia do foca é extraordinária. numa hora e meia abrangemos nas conversas as eleições do nosso benfica, a politica, o ténis com o torneio de winbledon, os nossos ídolos, os ídolos do passado mais ou menos recente, a sobrecarga competitiva de nadal, alguns (poucos felizmente :) assuntos profissionais, os projectos das corridas a curto prazo (e as surpresas vão aparecer um dia destes), os cromos que colávamos com cola cisne, onde minervino pietra era um ícone (a propósito do seu regresso com a equipa técnica de jorge jesus no benfica este ano), enfim ...

muito boa onda.

outra nota muito positiva para a quantidade de gente que já circulava, a caminhar, correr ou de bicicleta, áquela hora, desde paço d'arcos até carcavelos, aproveitando a magnífica infra-estrutura existente (apenas faltam umas fontes de aguita para os calões como eu que não levam água e tiveram que beber numa torneira na praia da torre, na viragem).
a água e as praias, essas estavam apetecíveis, com o suor a escorrer e tudo ali à mão ...

obrigado nk, meu foca Amigo. um excelente fds e até breve.

abraço
ab

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Humilhado ... mas pouco :)

estou a chegar perto do limite da lentidão.
hoje fui impiedosamente ultrapassado por um marchador.



ok, era um profissional mas ainda assim não deixei de olhar quando me ultrapassou. eu ainda sorri, ele continuou no seu treino; era mesmo a sério e não há tempo para desperdiçar com sorrisos.

moral da história:
como descobri que não tenho vergonha nenhuma (algo que manifestamente nunca tive muito e que tenho cada vez menos :), vou continuar a correr cada vez mais devagar.
a estreia da humilhação apenas custa na primeira vez.
a partir daqui, siga, a malta da marcha tem a faixa toda para si :)
o treino, esse consistiu em 50 minutos pelas 20h45m.
home alone tem disto, esticam-se os dias e há um pouco mais de tempo para quebrar as rotinas.
toda a gente marchou para montemor o velho para os nacionais de canoagem de regatas em linhas. alguém tem que ficar a trabalhar :)

abraço
ab