quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Padronização

não frequento health clubs. prefiro andar ao ar livre. em espaço fechado chega-me a piscina.
mas nada tenho contra, e reconheço um grande mérito: o conceito foi responsável por levar uma fatia enorme de gente a praticar exercício. seja qual for a motivação.


agora passo a explicar algo que me confunde:


sábado - do health club que existe em frente à minha casa vejo sair uma turma.
não sei o que praticam. correm, instrutora à frente, o resto da turma atrás. assumo que é uma daquelas aulas mistas, indoor e outdoor.
homens: magros, gordos, suados, menos suados, penteados, despenteados, indumentária - a mais diversa. (atenção: o post não tem por finalidade enaltecer os homens :)
mulheres: acreditam que parecem todas iguais?
cabelo apanhado num rabo de cavalo, a indumentária exactamente a mesma em 90% dos casos, a mesma expressão, a mesma atitude, a mesma postura.


ao contrário de "todos diferentes, todos iguais", parece-me mais:
"todos iguais com vergonha de assumir as diferenças".

e quando todos parecem iguais, a panorâmica geral aparenta ser artificial e superficial.


sinto pena. o mundo é rico pelas diferenças.
os health clubs deveriam ser frequentados por uma questão de bem estar - interior.
não de "vou colar-me à carneirada" e serei um modelo social de tipo a, b, c, ...

ab

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais, embora seja mais radical.
A mim, parecem-me todos iguais, mesmo os homens. Depilados, calça que mostra os gémeos, ténis muito vistosos, morenos e malas enormes tipo eu-vivo-aqui-e-o-resto-é-paisagem.

Tupperware sports, I say!
Ambiente de engate até dizer chega.

É MUITO melhor que nada, mas não é para mim.
Passava lá a correr à porta (antes de começar a ir para EUL) durante a noite e devia ser visto como o gajo que não tinha dinheiro para lá entrar, lol!

Não aproveitamos o que temos de bom, o (bom) tempo, a natureza e a sua simplicidade.
Abraço!
César

MPaiva disse...

Eu, que nunca pensei ser frequentador de ginásios, tenho feito grande parte dos meus treinos... num ginásio. Faço-o, única e exclusivamente, porque essa é a forma mais fácil de compatibilizar o curto espaço de tempo que tenho disponível no meu dia com a actividade do meu desporto de eleição.
É verdade que a maior parte da malta que frequenta os ginásios tem uma forma de encarar o exercício físico diferente daquela que nós, os amantes da corrida, vemos a "coisa". No entanto temos de dar o benefício da dúvida e ter a esperança de que, mais tarde ou mais cedo, venham a descobrir que a actividade física vale por si e não por aquilo que projecta para os outros.

Pedro Alves disse...

Olá,

Ora ora... os ginásios são nossos amigos.
em tempos escrevi isto, que se enquadra no tema.

http://adinamicadopedal.blogspot.com/2008/02/o-que-se-no-se-v-nas-aulas-de-spinning.html