terça-feira, 23 de setembro de 2008

Corrida do Tejo

há 5 anos participei na minha primeira corrida do tejo.
a partida ainda era dada no lado mar, junto à docapesca. a distância rondava os 11,250m, não batia muito certo, mas o cenário era o mesmo, muito agradável, sem tantos participantes (seriam cerca de 2000 e qualquer coisa).
foi a minha 2ª corrida (após a estreia nos 8 km da vasco da gama nesse ano) e sinto saudades daquele sentimento ainda imberbe, misto de receio e expectativa, quando fui levantar o dorsal no instituto das pescas, e sentia que entrava devagarinho num mundo novo, apetecível.

em 2004 a 2ª participação. desta feita já a corrida partia de algés terra e tinha uns redondos 10km. o número de participantes aumentou, a nike pegou no evento, o cenário mantinha a beleza, estava dado o passo para uma corrida de referência.

a partir de 2005 foi o "boom". o número incremental de participantes e um show de côr a serpentear ao longo de toda a marginal. torna-se indescritível olhar a subida do alto da boa viagem a partir da recta do dafundo, ou olhar para trás em plena subida, ou ainda, admirar a vista quando o tejo se abre na descida para a curva do mónaco e ver a massa unida pela mesma côr e pelo mesmo prazer - correr num cenário de sonho.

em 2006 lá voltei. a corrida serviu-me de treino, já trazia 45m nas pernas mas ainda assim - talvez ainda mais - pude desfrutar de um intenso prazer.
creio que a "profissionalização" da corrida se deu efectivamente nessa edição. um número sempre maior de participantes, a escolha da côr, verde, muito bonita no dia pleno de sol (que surge quase sempre, invariavelmente, no dia da corrida).

em 2007 não estive presente. coincidia com a maratona do porto e lá rumei ao douro. curiosa a coincidência de 2 corridas no mesmo dia, em cenários tão belos.
soube que manteve o mesmo registo, uma organização profissional, um maior número de participantes e um bonito espectáculo.

este ano conto estar lá. vou fazer agora o registo.

a marca "corrida do tejo", essa circula por todo o lado onde alguém corre.
é ver as camisolas a fazerem a publicidade à corrida, ano após ano, treino após treino, mantendo viva a chama e a cumplicidade entre quem sabe pertencer a esse grupo de quem já correu a "corrida do tejo" e, sobretudo, de quem corre.

ab

3 comentários:

César disse...

5 anos!
Deixaste de ter um perfil/experiência de corredor junior e passaste a senior! :)
Que os próximos 5 sejam ainda melhores!
Boas corridas!

João Paixão disse...

A minha prova preferida do meu primeiro ano destas andanças. Sem dúvida!!

o Editor disse...

Companheiro,
aguardamos o teu regresso.
Um abraço,