quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sentir Portugal

num destes dias arrepiei-me. com o que vi da recepção à selecção, à chegada à suiça.
no dia seguinte ao almoço partilhei opiniões com amigos do trabalho.
veio à mesa um argumento interessante: somos um país que luta pelas causas que não são relevantes, temos tendência para empolar o que é "oco". como se o futebol fosse algo relevante nos países desenvolvidos. ouvi, percebo o argumento. debrucei-me sobre esta janela por estes dias.
não concordo! o futebol é um fenómeno social importante, movimenta massas. o euro é um acontecimento importante. movimenta o social, o político, o económico, o psicológico, ...
portanto esta massa não se está a manifestar por nada.
mas a génese da coisa, creio, é muito mais profunda.
não deixo de me arrepiar quando penso no outro lado: gente longe da sua pátria, do seu habitat, da sua terra, do seu canto, perfeitamente emocionada a dar-se pelo seu país, a prestar homenagem a uma equipa em quem depositam esperança, mas, acima de tudo, uma equipa que serve de pretexto para estar perto do seu país, das suas raízes.

os aplausos, a vibração, o calor em torno da selecção, ou apenas e tão só, uma forma intensa de afirmar o amor por um país, pelas gentes e por esta terra tão sui generis, tão contraditória no alinhamento do melhor e do menos bom.
tenho família emigrante. e percebo muito bem, nos olhos que revejo todos os verões, a importância destes acontecimentos.
não temos que nos sentir mal, por sermos calorosos, bimbos, matarruanos, pirosos, etc. somos como somos! e manifestções destas ficam para sempre.
coitados dos que não exteriorizam sentimentos de paixão. coitados, infelizes dos que não escrevem nem verbalizam cartas de amor. ridículos, não é Pessoa ?

afinal de contas, o meu AMIGO que deu esta opinião, jogou rugby e também ficou impressionado com a manifestação dos lobos no mundial, com o calor e emoção com que cantaram o hino. há alguma diferença no amor pela pátria?
não são apenas formas diferentes de expressar um sentimento de orgulho pela pátria?
e neste caso, de uma imensa saudade (la vem o nosso fado, mas é o que somos ...) por este canto?

abraço
força PORTUGAL!
ab

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Bento

Nunca vi Portugal empolgar-se com uma causa importante (excluindo Timor) como se empolga com Futebol. Pode estar em causa o futuro do país ou as finanças ou qualquer outro tema de monta que ninguém se interessa (na maior parte dos casos nem tem conhecimento).

Por outro lado compreendo perfeitamente a postura dos emigrantes. A minha crítica (se se pode assim chamar) é mais ao tuga de Portugal. A emoção é tanta que se perde qualquer perspectiva da realidade, da escala de importância (real, para cada um) dos temas.

Não concordas com a crítica porque "o futebol é um fenómeno social importante, [que] movimenta massas"? A massa não se está a manifestar por nada? Eu acho que está.

A afirmação de amor por um país fica-se pelas bandeiras nos carros? Pelas recepções ruidosas? Pergunta-lhes se votaram.

A comparação com o Rugby não me parece ajustada. Se o público que acompanhou a selecção tivesse a mesma reacção eu teria feito idêntico comentário. Mas tu referes-te aos jogadores. É perfeitamente legítima aquela emoção, nem poderia ser de outra forma. Deus queira que os futebolistas entrem com metade desta gana.

Quanto à questão do “amor à pátria”, fica para outras núpcias…

Um abraço

P

António Bento disse...

obrigado pelo comentário, P.
espero por mais um almocinho brevemente para falarmos sobre este e outros assuntos. é um prazer. apesar da diferença de opiniões ;-)
abraço
ab

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Pois eu concordo com o P.

A esta hora está Portugal a jogar. Fui às compras. Vim aqui dar uma olhada e daqui a nada vou buscar a minha filha à escola, para depois fazer o jantar.

Importante o Euro? claro que é... faz esquecer o preço do gasóleo e os camionistas que morreram nestes dias, esses sim, por uma causa séria e grave que ainda não se sabe que mais consequências terá. Um português, outro espanhol, tanto quanto sei. É por isso que o futebol é tão importante...

Emigrantes? Amor à Pátria... pois, mas sairam de cá não foi? Bem, eu se fico não é de certeza por amor à pátria... A outra discussão levaria este tema.

Controversa esta questão, com certeza. Com pano para mangas e muita e muita roupa.

Curta lá o futebol Bento! Eu também curto, até fui à final com a Grécia e troquei a bandeira com um grego! Um espectáculo digno, ali ao vivo. E torci e senti e vivi o espectáculo e o ser Português. Afinal era uma final, não apenas um autocarro cheio de vedetas que partia.

Agora o que se passou na partida da selecção foi uma cena, triste em minha opinião. A massa em perfeita alienação foi o que aquilo me mostrou. Só, mas mesmo só isso.

Temos de expressar as nossas paixões, pois temos...felizes os que amam o Futebol e que tanto se têm expressado nestes dias. Eu não.
Pelo menos nestes dias, somos um país de gente feliz. Que valha por isso ao menos...

Quando corri a minha 1ª maratona, em Paris, levava ao peito colada a bandeira do meu país. Senti Portugal.

Quando 1 qualquer português se destaca, fico contente sim. Sinto. Quantas competições europeias, mundiais, levam portugueses ao topo e aqui no país que eles representam não se vê nem 0,001% do que se passa com o futubol?

Mas desculpe-me Antonio e permita-me que lhe diga com todo o respeito: esta loucura à volta do futebol, dá-me volta ao estômago.

É um povo alienado, apenas isso.


nota: o Bento não tem bandeirinha no carro, pois não? Por favor, não me desiluda...

E não me leve a mal, já agora
Ana Pereira

a terminar este comentário, ouço algazarra lá fora. Devemos ter ganho. Mais uma noite feliz. Menos maridos a bater nas mulheres, ehehehe... mas afinal é isso que conta não é? Felicidade, o que importa o que seja o que a traz?

Mesmo que a mesa esteja vazia, e o carro sem gasóleo, os portugueses estão felizes.

Tenho pena de não partilhar dessa ilusão. Sempre fingia que podia ir comer um bife e que adormeceria de barriga cheia e saciada...

António Bento disse...

oi Ana e Pedro
peço que releiam o post, por favor. provavelmente por falta de capacidade minha, não passou a mensagem.
o post refere-se aos emigrantes e ao sentimento dos emigrantes. nada mais! não se refere ao território nacional, nem ao futebol per si, nem à febre periódica em redor do futebol.
quanto ao jogo em si, à participação portuguesa e à vibração com o euro: gosto de futebol, do espectaculo e a vida - a minha pelo menos - é muito curta para não viver com paixão aquilo de que gosto.
abraço
ab

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

E faz muito bem António!

Talvez se eu fosse amante de futebol, não escreveria nada do que escrevi. Talvez. Só talvez.

Viva a diferença! E viva Portugal! E Espanha, e França, e Holanda, e Brasil e Antártida e Planeta Terra e Plutão e Universo e... a Vida!

Beijinho António e peço desculpa se fui um bocado arisca. As palavras têm destas coisas... às vezes são perigosas, ou porque não as escolhemos bem e não são as melhores para expressarem o que sentimos, ou porque quem as lê as distorce, mesmo sem querer (por mim falo)