segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Maratona de Lisboa - Bike Tour ou ... Grande Kabessa

a 24ª maratona de lisboa foi vivida de forma diferente.

as 4 maratonas que já terminei ensinaram-me algo precioso: "nunca te metas numa maratona se não estiveres preparado". e levei à letra. não senti qualquer vontade de estar ali, naquele momento, com todos eles. a correr, claro está! e isso é algo precioso, que permite evitar muitos dissabores. adiante.

saí de casa pelas 10h20m. não chovia ainda e rapidamente dei comigo em belém, no local da viragem. poucos atletas ainda e perto da antiga fil vejo o josé capela. meti-me com ele, não me reconheceu de capacete :), mas disse-lhe que o tartaruga estava de folga e seguia de bicicleta :)

avançando, comecei então a ver muitos, muitos atletas. percebi que a meia estava misturada com a maratona. o espectáculo prometia.

na 24 de julho começo a ver pessoal conhecido. o antonio almeida, numa grande pedalada - parecia um queniano, leve e lesto como poucos, e o zé pereira. procuro e logo me surge o nuno. andei ao seu lado durante um bocado, quando vejo a raquel de headphones que nem me ouviu chamá-la e de repente ... ouço o gonçalo - grande baldas, agora andas às escondidas a fazer meias depois da teria na carlos lopes em abril :)

risota pegada, segui mais um pouco e vejo analice. mais um pouco e chega a célia no seu passo certo e sereno. estivémos um pouco à conversa e arranquei à procura do nuno novamente.

o ambiente estava apetecível. no cais do sodré havia muitos espanhóis a torcer pelos seus atletas. na zona dos 30 km também alguns aplausos. apanhei de novo o nuno e decidi seguir com ele, a patir dos 30 km. pensava ficar-me algures a seguir ao cais do sodré, mas não consegui e logo aí tomei a decisão de ir com ele até ao final.

foi uma boa decisão pois nem eu imaginava que os últimos 4 km fossem ... daquela laia. até a mim me custaram em cima da bicicleta.

o nuno tem 5 maratonas concluídas este ano, mais os trilhos do pastor, mais uma mão cheia de meias, enfim ... muita rodagem naquelas pernocas. fui tentando dar um apoio com a vantagem, essa sim, de já ter passado por elas e saber como o corpo e a cabeçla estão, a cada momento, em cada metro de cada quilómetro. e assim, claro está, podemos ajudar bem melhor.

a segui à rotunda 25 de abril, iniciamos o tormento dos últimos quilómetros. alguns atletas já caminhavam, visivelmente em esforço. outros davam mostras da experiência e ganhavam alguns metros, fruto da contenção na hora certa, lá no início. o nuno seguia a sofrer, mas num passo decidido e certo, dentro das possibilidades.

chegamos à descida para os semáforos da estados unidos da américa e vê-se a última subida - uma montanha naquela altura da prova.

o nuno aguenta-se e diz-me que o fernando andrade vai ali à frente. chego-me para uma palavra de apoio, eles juntam-se e seguem até ao final. ainda vi o paulo e a dina mot das lebres do sado, com um ar feliz, depois da meia maratona.

no estádio o ambiente era fantástico. uma bonita recepção aos atletas, dava alento para os últimos 300m.

terminada a prova, despedi-me do nuno e havia o regresso a casa. miraflores é um pouco longe do estádio :). pernas à obra: avenida da igreja, entrecampos, forças armadas, sete rios, benfica, até pina manique, decathlon, subida nas novas vias que passam por cima da a5 e eis-me em miraflores. a última subida até casa e pelas 14h1om tenho a malta a iniciar o almoço, à minha espera.

comi que nem um SHREK.





3h30m, mais coisa menos coisa de bicla. para quem não anda quase nunca ... sabia que as marcas iam ficar cá.
foi uma manhã de exercício bem agradável, em excelente companhia e muito aérobica :)
hoje de manhã doíam as perninhas (quadricípedes, pois claro) e o rabiosque. músculos e ossos do ofício.

gostei desta maratona. não sei quando farei outra, mas participar desta forma é também muito bom, revigorante e dá prazer poder apoiar os companheiros de estrada.
PARABÉNS A TODOS OS MARATONISTAS.
até breve.
ab

6 comentários:

Carlos Alexandre Lopes disse...

Parabéns pela prova

Pedro Alves disse...

Olá,

Finalmente descobriste a vocação para o ciclismo, uma esperança tardia mas mais vale tarde...
Isso do rabiosque é da bicicleta ser pink

Anónimo disse...

Companheiro
obrigado pela força, foi um prazer ver-te por ali...tal como há um ano.
Parabéns também pela tua maratona durante a manhã e tarde de domingo.
Abraço,
AAlmeida

Pedro Ferreira disse...

Mais uma vez a vontade venceu a inércia!
Está claramente de parabéns!!!

Fernando Andrade. disse...

Amigo A Bento
Obrigadão pela ajuda nos últimos metros, quando cada perna pesa uma tonelada.
Grande abraço.
FA

César disse...

Grande prova, António!
Mais uma vez provaste a versatilidade deste meio de transporte, a bicicleta!