sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O nascer de mais um dia

ainda noite. seis da manhã. gorro e luvas, equipamento a preceito. escadas descidas, ligeiro aquecimento no hall do prédio. na rua estava frio e chovia bastante.
iniciei o treino e decidi seguir o trajecto urbano, dentro de linda-a-velha. poucos carros, o ar ainda respirável. um cão a passear o dono, os trabalhadores da noite, os que dão vida ao pão, enquanto dormimos.
nas paragens do autocarro os trabalhadores madrugadores a caminho de mais um dia de labuta. quem sabe, a muitos quilómetros de distância.
na rua algumas caras conhecidas dos dias em que treino a estas horas.
adoro cumprimentar as pessoas, provocar o bom dia, ouvir a sua voz. talvez seja por não esperarem um cumprimento vindo dum lunático que corre, quando todos desejavam estar mais uns minutos a dormir - ficam desconcertadas, mas globalmente quase todas retribuem.
gratificante.
por entre poças de água e uma grande molha, cuja água sabia a mel nos lábios, passei o hotel solplay e no alto de santa catarina virei com vinte e quatro minutos.
no retorno já havia mais movimento. a chuva parara. o prazer continuou o mesmo.
de repente o dia começou a espreguiçar e a clarear.
foi mais um amanhecer. que prazer, que fortuna a de poder assistir ao nascer do dia.
ainda mais a correr.
como se explica esta sensação, horas mais tarde no trabalho?
não se explica. só experimentando.
é que não há nada como assistir a um nascimento.
terminei com quarenta e seis minutos e trinta segundos. 2ª parte mais rápida. suadinho. completo.
ab

2 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Que inveja, António, de não ter essa coragem ! A essa hora, a caminha...agarra-se-me ao corpo e eu, que gosto tanto de correr, não consigo libertar-me do aconchego.
Só o faço à noitinha.
Mas qualquer dia, hei-de forçar a barra e sair para assistir ao nascimento de um qualquer dos dias que hão-de vir.
Abraço.
FA

Unknown disse...

Sensacional o relato...è incrível como o corredor sabe como ninguém descrever a sensação maarvilhosa depois do treino.. seja ele como for, no frio, no calor, de manhã, ou ainda à noite...Parabéns.

ps.: Achei seu blog muito legal...Também tenho um blog de corridas, o Just Run!..(lucy-justrun.blogspot.com). Se quiser dá uma passadinha por lá..
Estou add o seu aos meus favoritos, ok?

abraços e ótimos treinos...