domingo, 9 de novembro de 2008

Revista Gingko - 5 estrelas

a revista gingko foi uma óptima surpresa.
versa o equilíbrio pessoal, profissional e familiar, e apresenta artigos muito interessantes a vários níveis, desde a alimentação, à gestão da carreira ao longo da vida (1ª, 2ª e 3ª ou mais carreiras), a saúde e exercício, actividades ligadas à natureza, etc.

neste número - #8/novembro, um dos artigos de fundo prende-se com pessoas com intensa actividade apesar da sua aposentação e idade - a mais nova tem 69 anos.
estão todas no activo, com ocupações que, ou seguem a sua linha de carreira anterior à aposentação, ou resultam de novos caminhos e da descoberta de outros modelos e aspirações pessoais.
têm três traços em comum:
- sob diferentes formas mantêm actividade física, seja através das caminhadas, seja com ioga, personal training, outras actividades ... (cá está a ASICS - anima sana in corpore sano)

- por outro lado preocupam-se com a alimentação (é interessante que há quem não ingira carne há 30 anos ...) - diz-me o que comes, dir-te-ei quem és!

- finalmente, last but not the least, encontraram ou continuaram actividades das quais retiram um imenso prazer. e isso faz com que o trabalho não seja uma penitência ou castigo (o conceito primitivo ou originário de tripalium), mas uma fonte inesgotável de desafios e de preenchimento dos dias de forma plena. e referem por unanimidade que os dias preenchidos e o facto de manterem actividade intensa e de manterem uma rede social, é um dos segredos da vitalidade e da longevidade.

resultado: menos doenças e problemas de saúde do foro psicológico (exemplo: depressões), que geralmente são um dos principais focos da problemática da gerontologia (decorrentes da solidão, por exemplo) e que assolam as pessoas nestas faixas etárias.
este dado é mais importante à medida que a esperança de vida aumenta e que deverá ser desfrutada com qualidade, não como um período de arrastar até ao último fôlego.

ab

Sem comentários: