sábado, 14 de junho de 2008

Marginal à noite - 2008

4ª edição, 4 presenças. é uma excelente sensação ser totalista de uma prova inspiradora.
a marginal à noite afirmou-se no panorama das corridas.
esta edição começou com o levantamento dos dorsais durante a tarde. muito calor, a praia de santo amaro apinhada. por 10 euros trouxe na mão 1 dorsal, 1 chip, 1 t-shirt laranja com o patrocínio da sport zone e um par de meias todo catita de 2, 40€ (o preço ainda vinha colado :-( ...) igualmente da sport zone.
cheguei a santo amaro, acima da estação, e estacionei perto das 21:10. equipei-me e dirigi-me à linha da partida. 10 minutos de aquecimento, ainda apanhei o final da sessão de aquecimento animada por um instrutor. estava um final de dia fantástico. calor, uma leve brisa, ainda era dia quando a partida foi dada.
o início com a subida para o saisa fez-se lentinho pois havia muita gente, entre corredores e caminheiros. com cuidado a meio da subida começou a desanuviar. o ritmo mantinha-se constante e assim segui até ao final. era uma prova treino e nada mais constava do cardápio de objectivos para hoje.
passámos na praia de paço d'arcos que toda iluminada nos oferecia um verdadeiro espectáculo. apetecia dar um mergulho. e apeteceu também parar no jardim de paço d'arcos e comer uma sardinha. cheiravam tão bem ... decorria uma sardinhada e o jardim estava apinhado.
um senão: nada de marcações quilométricas. nem uma indicação este ano (pelo menos eu não vi nada, até poderia lá estar). quase na viragem cruzo-me com o marcelino (o treinador de kayak do rodrigo) e com a vanina. cumprimentos recíprocos e a seguir ao tapete o abastecimento. a água soube bem, embora não estivesse fresca. por volta dos 5 km passo a CAMPEÃ, Rosa Mota. cumprimentei-a, saudou-me, segui e andei um bom bocado a ouvir aquela bonita pronúncia nortenha a incentivar quer os corredores que iam no nosso sentido, quer os caminheiros que seguiam rumo à viragem.
um exemplo e uma inspiração poder correr ao lado de uma refêrência de tal estatura.
a descida para santo amaro e perto da meta a surpresa do incentivo do gonçalo, que tinha feito as 3 edições anteriores comigo e hoje não conseguiu chegar a tempo.
mas esteve presente, com a teresa e com a leonor e foi um momento excelente.
o gonçalo é meu amigo há 34 anos. é um AMIGO de vida e é sempre muito bom revê-lo e à família.
cortei a meta que desta vez foi colocada na marginal. olhei o gps e marcava 7,800 metros.
foi o 3º ponto fraco de hoje, não ter uma distância redonda, que sabe sempre melhor.
o 2º ponto fraco foi a falta de animação da banda e do show brasileiro do cafezinho, que era já um marco nos anos anteriores.
o tempo rondava os 44m e qualquer coisa.
foi um bom treino, o terceiro da semana. a corrida vale a pena. senti-me muito bem durante todo o percurso, com o ritmo sempre constante e perfeitamente gerido (pudera, também foi lentinho, tartarugueiro :-)
foi um enorme prazer.
para o ano conto permanecer totalista. espero que com mais companhia, quer do gonçalo, quer do gafe, que infelizmente não conseguiu colocar mais ninguém na linha de partida.
cheguei a casa rejuvenescido e feliz. houve mais particpantes este ano, graças ao caminheiros. muita gente a caminhar o que é sempre um bom sinal, de que há mais aderentes à prática da marcha e sem vergonha de participar nesta saudável manifestação.
adoro correr e esta prova é um hino ao prazer que a corrida nos dá e ao ambiente ideal para praticar corrida e caminhada.
abraço e bfs
ab

4 comentários:

Carlos Trindade disse...

Mais uma prova de um grande atleta e AMIGO! Dá gosto ler o prazer com que fazes as tuas corridas... Garnde abraço!

P.S. Já estive a ver as fotos de hoje e ficaram "impecs"! :-)

Anónimo disse...

Amigo António
Pela narração verifico que correu tudo bem e que a alegria de correr não desapareceu. Um grande abraço. A. Luís

Anónimo disse...

Olá António

saúdo o teu regresso às corridas,
também lá estive (foi pena não te ver) e correspondeu ao que eu esperava.
Um bom domingo para toda a família.
António Bento

Piquet 24 Horas disse...

António também adorei a prova, foi a minha estreia.Fiquei contente fiz 45m e espero melhorar.
Beijinho Fátima