quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ética

em qualquer campo da nossa vida, pessoal ou profissional, esta questão marca a diferença.
talvez por isso, quando numa fase da minha vida dava aulas a caloiros e a mais graúdos, "perseguia" implacavelmente os cábulas. e apanhava-os quase todos.
porque acima de tudo se trata de respeito pelos outros, pelo trabalho dos outros, trata-se de ter um comportamento e uma postura baseados na ética, na honra e não nos atalhos e no "chico espertismo".
tudo dá trabalho, mas privar-se quem trabalha da glória a que tem direito, por causa dos que fazem batota, mete de facto nojo.
obrigado po pelo texto que originou este post e que me fizeste chegar hoje de manhã.

ab


In editorial, jornal DN, edição 10/10/2007

(...)Houve um dia em que a aldeia olímpica de Sydney, na Austrália, em 2000, acordou com uma jovem a correr de megafone em punho. Era madrugada e ela gritava, o megafone ampliava, as delegações olímpicas acordavam e perdoavam. Era natural que aquela rapariga exteriorizasse, mesmo de forma provocadora, a sua imensa alegria: Jones era a primeira atleta a ganhar cinco medalhas nos Jogos Olímpicos. Esta semana, as medalhas foram devolvidas depois de Marion Jones ter admitido o uso de doping.

Aquela madrugada que recordamos aqui ajuda a compreender a dimensão indigna do doping desportivo. Não é sem consequências que alguém, com essa falsidade, ganha uma corrida, um salto ou um desafio. Ganha fazendo outros, mais merecedores, perderem. Por aquela alegria de Marion Jones, outras foram desapossadas da sua legítima alegria. Quem é roubado raramente tem outra oportunidade para se sentir retribuído pelo sacrifício com que se preparou. As três medalhas de ouro e duas de bronze que a atleta americana ganhou foram devolvidas. Provavelmente vão ser entregues a quem ficou em segundo ou nem subiu ao pódio. Serão medalhas para ir para um armário, sem a recordação de um estádio rendido ao mérito que aqueles atletas roubados tinham. E que não viram, no local próprio e com glória, reconhecido. O doping é reles.

Sem comentários: