quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Porto - Red Bull Air Race

maravilhoso!!!


o fim de semana foi fantástico, embora infelizmente apenas gozado a 2, devido a uma pequena indisponibilidade do andré. o programa consistiu em kayak no sábado e red bull air race no domingo.

sábado eu e o rodrigo seguimos de manhã cedo para águeda, para os torneios abertos nacionais de canoagem, a última prova da época 2008/2009.



para além da bonita paisagem do rio, da arranjada zona ribeirnha de águeda e do saboroso leitão ao almoço (para mim, porque o rodrigo comeu massa :), fica o desapontamento pelas fracas condições do rio para a prova (muito estreito). os altetas devem ter sentido que a prova era de "wrestling kayak" e nao de apenas de kayak. não correu muito bem ao rodrigo nem a muitos deles, tendo corrido naturalmente bem a outros - o desporto e a vida, sempre em sintonia :)


após a prova, já ao final da tarde, rumámos a estarreja onde pernoitámos num hotel que recomendo - o eurosol hotel de estarreja. muito, muito agradável.
jantámos no hotel, quais 2 homens graúdos (para meu grande orgulho diga-se!!!) e lá descansámos das competições.

domingo foi bom! direitos a gaia, chegámos na calma a meio da manhã, estacionámos numa zona residencial ao pé da piscinal municipal, sem confusões, caminhámos durante 20 minutos até ao rio passando na zona histórica dos armazéns do vinho do porto. é engraçado porque nesse local reside uma parte importante da história económica e social do porto, da região do douro e do nosso país e um importante legado cultural.




a zona está bonita e os edifícios arranjados.

na zona ribeirinha de gaia, diferente de há 2 anos quando aí percorremos a maratona do porto de 2007 (nessa altura em grandes obras de requalificação), deparámo-nos com uma paisagem estrondosa: do lado de gaia tudo arranjado. do lado do porto, a beleza da invicta.






adoro o porto e apesar de continuar a ter muitas dificuldades de orientação (nunca sei bem onde me encontro), o mesmo se aplicando a gaia, sou fascinado quer pela margem norte, quer pela margem sul do douro.

o espectáculo foi muito bonito e atractivo. senti a mesma adrenalina que na 1ª vez em que entrei no autódromo do estoril para ver uma corrida de fórmula 1. estes pilotos são verdadeiros atletas, extraordinariamente competentes.


entre as corridas, as várias demonstrações de aviões antigos, aviões comerciais, helis salva vidas da marinha, caças, etc., foram um gostinho.


e estar no meio de centenas de milhar de pessoas, junto ao bonito rio douro, num dia limpo e encalorado, numa mistura de sotaques, personalidades, cheiros, atitudes e comportamentos, afinal, uma pequena amostra da diversidade e riqueza humanas, foi espantoso.

e ainda pudemos assistir a uma demonstração da verdadeira qualidade de serviço, dada pela "nelita" uma senhora que, com o marido, gere os cachorros e bifanas numa carrinha e que apenas tem sorrisos e despacho para presentear os clientes. sempre com uma palavra simpática e com uma atitude profissional, sem stresses.
maravilhoso! e o negócio assim crescia ao longo do dia, a olhos vistos.

para o ano contamos estar de volta, até porque não foi nada da confusão que todos os meus amigos que já haviam ido me tinham prognosticado.










ab

2 comentários:

uminuto disse...

Um fds em grande e os céus de Gaia e do Porto vestiram-se de gala mesmo

ana paula pinto disse...

Que fim de semana em cheio! Se não andaram nas "nuvens", pelo menos, pai e filho ficaram de olhos postos no céu, por bons momentos (muito bons para quem aprecia o espectáculo).

Ao ver as foto, fiquei mais saudosa das caves com cheiro a humidade e ao néctar que as encostas do Douro produzem que do ronco dos motores de avião.
Embora o barulho dos motores se associe a memórias da minha infância.

Um beijinho ao "tartaruga" e família.