quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Placa

não consigo esquecer. teve mesmo impacto.
nas corridas em montargil, na semana passada, passei 2 vezes por este local. e não consigo ficar indiferente.

do lado direito da estrada nacional nº 2, no sentido ponte de sor - mora, cerca de 200m após o parque de campismo, está um placard; enterradas estão 7 cruzes, com flores, frescas, e que devem ser mudadas frequentemente.

o placard tem escrito:
14 de agosto de 2004
7 mortes

assumi ter sido um horrível acidente. imediatamente imaginei jovens, não me perguntem porquê. há pouco tive que confirmar. e como na internet encontramos "quase tudo" rapidamente, lá dei com a notícia num blogue chamado "paz na estrada".
efectivamente morreram 7 jovens, e outro ficou gravemente ferido.

e não consigo deixar de pensar que nós humanos somos estranhos:
a nossa vida já é sujeita a tantos factos, ocorrências e incidentes que nos geram stresse e que nos colocam em perigo e, como se não bastasse, ainda aumentamos esse perigo e risco, em situações sob o nosso controlo.

não é um juízo de valor, é uma constatação.
naturalmente também já errei na estrada, também já cometi erros.
lemmbro-me de um que me deixou tão furioso comigo mesmo que passei as restantes 3 horas da viagem, calado, sem dizer palavra, a chicotear-me por dentro e a culpar-me ferozmente, pois tive um comportamento e realizaei uma manobra realmente estúpidos.

e descemos à terra. se tivermos os olhos bem abertos, descemos à terra todos os dias. com factos marcantes. que nos ajudam a valorizar a vida e a ter mais cuidado, face aos riscos que não controlamos.

ab

1 comentário:

almariada disse...

no entanto andam sempre a assustar-nos com outras coisas consideradas muito perigosas... andar na estrada não é considerado um comportamento de risco... não percebo porquê...