sábado, 11 de abril de 2009

Observação em movimento

uma das vistas da baixa mar de cabanas de tavira, enquanto corro na "marginal"
(foto: cristina, verão 2008)

por estas bandas cruzo-me diariamente com alguns corredores.
é curioso que, independentemente da hora (5ª e 6ªf corri de tarde, hoje de manhã), há atletas que percorrem o trilho da eco-via, o asfalto da vila, a en 125.
a maioria aparenta nacionalidade estrangeira, mas há alguns portugueses.

de qualquer forma é irrelevante, pois a corrida é universal, não tem nacionalidade. há um código implícito que faz com que os corredores ao cruzar-se, se possam sentir em comunhão, de forma natural. os cúmplices acenos são disso prova.

um desafio que por vezes me coloco, para brincar e me entreter enquanto presto atenção a quem comigo se cruza, é identificar / adivinhar o ritmo a que seguem. "formatar" em função da passada - talvez por ser tartaruga, gosto de ver as "lebres" :)

hoje cruzei-me com 3 ritmos distintos:
- uma passada vigorosa (homem, na metade dos quarentas), talvez para 4m30/km
- uma jovem, leve, leve (nos vintes), aparência mais para o inglês, a correr talvez a 5m15/km
- um ilustre experiente, nos seus sessenta, fita na cabeça, mais para os meus ritmos, 5m45-6m/km

o que conta, afinal e no final, é que todos estes e muitos mais, andem ao ar livre a correr, ou a exercitar-se de outra qualquer forma.
ab
p.s.1 - para quem goste de btt, vi um cartaz aqui bem próximo a infomar que no fim de semana de 18 e 19 decorrerá o 4º raide de btt de conceição de tavira.
p.s.2 - os meus meninos asics estão rotos. muito trilho em perfil de estrada :(
agora tenho que desencantar uma estratégia alternativa, pois vem aí uma maratona, haverá mais provas de trilhos ao longo da época.
vou ver se arranjo uns asics que me sirvam para todos os terrenos, ou os gt 2140 trail (nem sei se se vendem cá em pt.) ou os asics trabuco.
de qualquer forma é uma novidade, pois compro sempres sapatilhas nas épocas de saldos. tenho que negociar bem onde os for comprar :)))

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Bento com tantos treinos, e com tantas provas qualquer dia, em vez de tartaruga passa a gazela, obrigado por aquilo que me toca, um (ilustre experiente,) ainda não tenho sessenta, mas não falta muito, normalmente faço muitos treinos na 125 sempre com fita na cabeça, quanto a ténis também tenho que comprar, tinha uns asics, não sei o modelo só sei que eram topo gama, comprei-os na altura do Natal, nos trilhos do Pastor ao tomar banho esqueci-me deles no balneário, Amigo Bento, continuação de bons treinos.
Apinho

Nuno disse...

Ola Antonio, Cabanas é muito agradavel, tive ai no carnaval e percorri muitos quilometros na eco via.Magnifico local para treinar com tranquilidade e sem o stress dos automoveis.
Boa Pascoa

ana paula pinto disse...

Olá António

Obrigada pelas tuas palavras a propósito de Constância. Bem sei que és uma daquelas pessoas que mesmo sem ter estado, estiveste connosco.

Um abraço a toda a família
Espero que tenham passado uma Páscoa Feliz

Anónimo disse...

Amigo
obrigado pelas palavras lá do blog, espero que tenhas passado uma boa Páscoa.
Vejo que treinaste bem, sábado passado também fiz um daqueles que gostamos, longoooos...
Grande abraço,
António Almeida