domingo, 31 de agosto de 2008

Haja decência

ontem lá rumei ao estádio da luz para vibrar e tocer pelo meu benfica.
o jogo foi morno, algumas oportunidades, alguma emoção, pelo menos houve golos, acabou por valer a deslocação.

1 - mais uma vez pude assistir ao vivo à falta de civismo e de educação dos adeptos.
desta vez um senhor benfiquista, de longas barbas, que entrou no campo e achou-se no total direito de agredir o árbitro auxiliar. para além da primitividade do acto e da natural acção da polícia a tentar prender o sujeito porque havia agredido alguém e quebrado todas as regras de civismo num recinto desportivo, assinalo ainda outro pormenor que traduz a mentaldiade pequenina que ainda por cá reina.
o conjunto de adeptos que o tentou "salvar" de ser levado pela polícia, fazendo barreira e impedindo a polícia de exercer a sua autoridade numa situação em que tal seria o normal, ainda ficou muito escandalizado, em uníssono com uma grande parte de todo o estádio, pela investida da polícia de choque.
então e se nada fosse feito e o adepto continuasse a ver pacatamente o jogo, como seria a seguir? poderiam 50, 500 ou 5000 invadir o campo, agredir quem bem entendessem, e depois sentar-se novamente de forma pacata?
ninguém nunca leu nada acerca dos perigos das manifestações das massas num jogo de futebol (especificamente, neste caso claro) e das consequências?
ainda ninguém neste país percebeu que a prevenção só resulta com gente educada? e que esta gente tem muita coisa menos educação, para agirem desta forma num recinto desportivo (ou quiçá em muitos dos palcos do quotidiano)?
afinal não são só os holligans que deviam ser afastados do futebol.
quem se acha no direito de agredir outros, agentes desportivos, que podem errar como qualquer ser humano e, pior, acha que pode sair impune ... também o deveria ser.

2 - no sector ao lado daquele onde me sento está sempre uma claque do benfica, os no name boys.
não percebo como é possível continuarem a entrar no estádio petardos, bombas, etc., que desencadeiam um real perigo para os adeptos e participantes no jogo.
é a república das bananas. e depois também se queixam da actuação das polícias.

gosto de futebol e continuarei a ir ao futebol. mas como em todas as actividades da sociedade, é mais uma onde podemos ver o atraso dos comportamentos e atitudes, colectivamente.

ab

2 comentários:

Anónimo disse...

.. isdo é um desporto muito violento! homens em cuecas atraz de uma bola.

Lénia disse...

Olá António,

Também lá estive! Eu no meio de tantos homens, e tanto palavrão. Há realmente coisas bonitas dentro de um estádio, tal como quando cantam em uníssono (excepto acerca do rodriguez), mas há mais feias do que bonitas...

Não sei porquê, mas parece que os adeptos perdem a consciência, deixam de raciocinar. Deve ser mesmo por verem tantos homens em cuecas, eh, eh, eh...

De facto, gosto muito de futebol, mas só ao vivo. Tenho pena é que cada vez mais, apercebo-me que é um jogo cheio de estratégia e artimanhas.

Gosto de futebol, mas não gosto de ver esta geração de futebolistas a jogar. Já não se vê paixão pela camisola dentro das quatro linhas. Garra, parece faltar garra!

Cá fora, antes do jogo, mete-me pena aqueles polícias de choque ali com bastões que nem baby-sitters de homens e putos que deviam era estar em casa ocupados com coisas mais importantes.

Outra coisa que me deixou preocupada foi ver o quanto se consome álcool à porta do estádio. Preocupante!

E outra: levei uma mochila grande comigo e nem me revistaram, como em jogos de menos importância já o fizeram...

É assim...

Bjos.