sábado, 11 de setembro de 2010

Ciclo cidadania


a exemplo e motivado pelo césar marques, um exemplo de cidadania e de respeito pelo ambiente, e um acérrimo defensor e praticante da utilização da bicicleta como meio de transporte, fiz esta semana uma 1ª experiência com o rodrigo:

fomos e regressámos de casa ao jamor, cerca de 15m, de bicicleta , para o treino, ao final do dia.

é claro que aproveitei para dar mais umas voltas e no total andei perto de 1h, entre o sobe e desce de miraflores, linda-a-velha e estádio nacional.

foi excelente, sobretudo pela liberdade que proporciona e pela sensação de independência em relação aos carros, às filas, ao tempo necessário para antecipar constrangimentos que nos impeçam de chegar a horas.

foi excelente pelo momento de cumplicidade com o meu filho adolescente, que mais dia menos dia, começará a utilizar este meio de transporte mais frequentemente.

tal como eu há 30 anos fazia entre são pedro do estoril e estoril, quando ia treinar natação, ou quando durante todo o dia andava com os meus amigos a brincar e a desfrutar do natural facto de ser criança.

como constrangimentos:
- a ausência de espaços próprios na freguesia de linda a velha - ciclo via destinados a ciclistas e / ou peões
- o trânsito intenso em final de tarde, com o fumo dos escapes a entrar directamente nas narinas
- o perigo que se torna circular entre muitos carros, numa localidade "fechada", por vezes com pouca visibilidade entre ruas e nos cruzamentos, devido aos prédios e ao intenso tráfego.

resultado: valeu muito a pena!
a repetir ... espero que cada vez mais frequentemente.
e já agora vejam o extraordinário vídeo que o césar colocou no seu blogue.

é copenhaga, podia ser malmoe, ou outra cidade desenvolvida no mundo.e os americanos, sempre atentos, e que mais do reinventar a roda, querem é aproveitar a roda e as rodas para irem sempre à frente, lá estão a aprender.

abraço

ab - tartaruga

2 comentários:

César disse...

Olá!
Foi com muito prazer que li este post. Conseguir passar a mensagem a alguém é bom, mas é melhor ainda sentir a experiência que esse alguém teve, positiva.
Também passei a minha infância em cima de bicicletas e se quisermos podemos "trabalhar" para que os nossos filhos também tenham essa possibilidade. Tu está a trabalhar para isso!

Doralice Araújo disse...

Agradável é a surpresa ao acompanhar uma página lusitana afeita às atividades físicas, Antonio Bento; os leitores do na Mira do leitor também estão convidados a descobrir alegres momentos aqui descritos por você, prezado blogueiro.