sábado, 6 de fevereiro de 2010

16 (ou 2h30m muito belas)

mais um treino memorável.
o encontro foi pelas 6:50, em janes, com 7 graus, perto da linha da partida para a corrida do monge. noite cerrada, passámos rapidamente dos preparativos para a corrida.
desta vez levámos mochilas tipo camel, para ir treinando o peso e o “desconforto” do transporte. o aquecimento foi desde logo feito com 1 km a subir. houve tempo para ambientar, passar pelo camião de recolha do lixo, acenar aos profissionais com quem geralmente não nos cruzamos, mas que nos ajudam a ter uma melhor qualidade de vida no quotidiano.
chegados mais acima, o trajecto seria direito ao palácio da peninha. havia umas ruas calcetadas de sentido único e foi preciso uns metros de subida e volta, até encontrar o trilho certo. a partir daí lá alinhámos o passo. passámos por vegetação cerrada e de verdadeiro trilho, aproximando-nos do que nos espera nas terras de sicó e em almourol.
a 1ª grande subida, um paredão enorme, tinha muito cascalho e era bem inclinado, para nos proporcionar uma vista de sonho sobre a zona do guincho, quinta da marinha e cascais. já era quase de dia, o céu começava a despertar. e foi o que nos valeu pois mesmo começados há pouco, estes trilhos já requeriam atenção. (nota: as fotos desta vez são mesmo reais, todas com o telemóvel aqui do menino).

o mestre e amigo nk aproveitou para iniciar o seu teste aos bastões recém-adquiridos.
ouso afirmar que no final do treino, numa escala de 1 a 10, o nk avaliou entre 4 a 6, devido a alguns problemas logísticos. mas tudo se resolve e com a prática portar-se-ão melhor na próxima.
chegados ao palácio da peninha, após mais uma boa e bela e suada subida, houve tempo para umas fotos.
e para esta em particular, com o nascer do sol, pelas 7h45m da manhã.


este tipo de treinos tem este fascínio: estamos sempre a descobrir e a redescobrir novos caminhos, novas dificuldades, novos desafios.
um casal da minha idade, :), desfrutava da vida, assistia ao nascer do sol na varanda do palácio. talvez saibam que estes momentos são únicos e muitas vezes irrepetíveis. e num dia como este, frio mas seco pelas 7h45m da manhã, com o mar calmo e ondas ligeiras na zona do guincho e com uma vista panorâmica bastante “larga”, terminar a noite ou começar a manhã desta forma é … bom!
entretanto apareceu-me um esquiador norueguês, que andava a treinar para os jogos olímpicos de inverno. apesar de ser candidato às medalhas e ao podium olímpico acedeu a tirar 2 fotos. terei uma relíquia em casa daqui a uns dias.

a partir daí e do 1º abastecimento liquido, iniciámos a descida até à zona do penedo. mais à frente e depois de ligeiras subidas em asfalto e das memórias dos "rallies" de portugal e dos nomes como allen, mouton, biasion, …, chegámos a um dos cruzamentos do gp do fim da europa na zona do convento dos capunhos.
desta feita descemos até à barragem do rio da mula, ainda completamente cheia, com a mesma placa a assinalar perigo apenas com a parte de cima à superfície. foi muito interessante treinar esta componente numa longa descida. para já deu para perceber o quanto havíamos subido na semana passada, :); depois deu para descer rapidamente, treinando a tracção às 2 pernas e aproveitando a boa aderência do terreno com pedras mas com areia mole.

chegados à barragem, metemos por um novo trilho à descoberta e chegámos à fronteira entre os concelhos de sintra e cascais.
sintra: asfalto a precisar de remendos, estrada sem linhas nas bermas.
cascais: asfalto bem tratado, estrada com linhas nas bermas e boa sinalização.
virámos para uma nova subida, dura, cheia de cascalho. no final, novo abastecimento, e seguimos caminho para o lado de alcabideche, com vista para o novo hospital de cascais. virámos para a última ½ hora. o trajecto agora seria mais linear mas ainda nos faltava uma senhora parede, muito, muito inclinada, como a mais difícil da corrida do monge, mas com mais terra e menos pedregulhos.
suando a bom suar, foi uma bela investida e chegados ao topo, novo grito de júbilo perante tamanha vista. a partir daí foi rolar pela estrada até janes, durante uns 2 a 3 km, com uma subida acentuada, mas logo após, também com uma descida relaxante.
quando terminámos o sol já aquecia, e as 3 camisolas era demais.
as pernas responderam francamente bem, o cardio está estável.
2h30m, um excelente treino, começam a notar-se melhor as cada vez menos dores nas pernas após estes longões de aventura.

mais uma vez, obrigado nk. para a semana lá estaremos para as 3h de treino.

abraço
bom fim de semana
ab

3 comentários:

António Almeida disse...

Espectáculo, com esses treinos estou a ver que no próximos trilhos ainda teremos uma tartaruga febril.
Abraço.

Duarte Gregório disse...

boas,
imagino que deve ter sido magnifico.
ja vai pra dois anos k nao faço um treino assim desse genero, mas confesso k ja tenho saudades.
abraço e b.f.semana

jailson f. barreto disse...

Agora estou te seguindo também, lentamente é claro !