domingo, 28 de fevereiro de 2010

22 (1º Trilhos Terras do Sicó)

se há corridas para permanecer na memória, esta é uma delas.
não apenas pela corrida mas pela viagem, estadia e regresso.
começo por parabenizar a organização: excelente ao nível das marcações do percurso, excelente ao nível dos abastecimentos – sempre muito, desse água, laranja, bananas e … queijo. também realço os membros da organização, muito simpáticos e motivadores, sempre com palavras de incentivo. de igual forma, senti em cada abastecimento a presença dos bombeiros, para o que fosse necessário. muito bom, valeu mesmo! para uma primeira edição considero muito bom o nível de organização.

---
sábado lá seguimos de lisboa ao final da tarde. o nuno, como seri de calcular foi uma excelente, excelente companhia de fim de semana. OBRIGADO nuno!

1ª paragem em condeixa, no pavilhão para recolher os dorsais. limpo, eficaz, célere.
2ª paragem, depois de situar a residencial, procurar um restaurante. escolhemos a churrasqueira veloso. após uma 1ª nega, o senhor veloso voltou atrás e não nos deixou ir embora. uma verdadeira lição de qualidade de serviço, com uma grelhada mista quase na hora, belo queijo e pão, um bom vinho da casa e um digestivo fantástico para assentar o repasto. tudo adequado ao jantar prévio ao dia da corrida, está bom de ver :). obrigado! senhor veloso. valeu. ah! e uma tv para ver o vendaval em matosinhos, o tri maria …;)
3ª paragem, a residencial. era de tal ordem, que o meu filho andré, que tem uma alergia aos ácaros do tamanho de um elefante, nem passaria da porta, creio! mas lá seguimos e ainda nos divertimos bastante com alguns pormenores pitorescos; a função dormir foi cumprida, a função banho matinal foi cumprida, portanto, independentemente das avaliações, as evidências atestam que a residencial cumpriu a sua função.
posso no entanto assegurar-vos que não voltarei lá, mas isso são ouros quinhentos da conta pessoal. todavia, sem experimentar, não conhecemos, essa é a verdade.

---
domingo de manhã pirámo-nos rapidamente do doce leito e fomos tomar o pequeno almoço. subimos a rua e num carro que parou ao nosso lado, a célia e o josé pereira, com a sua habitual simpatia e boa disposição anmaram logo a manhã. ainda nos indicaram “a” pastelaria onde metemos a última tranche de hidratos. de volta ao carro, rumámos ao pavilhão e na ausência de estacionamento, deixámos o carro em frente à gnr. ficaria bem guardado, concerteza. o sol apareceu e ficámos na ronha dentro do carro, no quentinho, durante quase 30m.

durante o aquecimento vária caras conhecidas, o brito, a otília, o tigre, o mota, a célia, o mayer raposo, o amigo antónio pinho, entre outros.
ligeiramente atrasada (5 minutos talvez, ou um pouco menos) iniciou-se a corrida. logo nos 1ºs quilómetros a bela passagem por coninbriga. a história em todo o seu esplendor. cruzo-me como paulo e a dina mota que seguiam no seu passo certeiro e tento colar-me. após cerca de 4 quilómetros uma 1ª e enorme subida. com as minhas “lebres” por perto fui seguindo a um ritmo ligeiramente elevado pra mim, mas estável. apanhei o nk que ia na palheta com o tigre e até os passei, algo muito pouco usual.

rapidamente repuseram a verdade dos factos e lá seguimos. perto do final apanhei a otília e seguimos juntos até ao abastecimento dos 11 km, junto com uma das corredoras da zona do porto, muito simpática. um pouco antes do abastecimento ingeri uma barra e ofereci a quem ia ao lado. virando-se para mim, a colega de corrida recusou educadamente referindo que nunca conseguiria comer tal coisa. estranhei mas continuei . passados uns metros referiu-me que não percebia como é que eu consegui comer um rissol … !!! :) ri-me, expliquei o que era e também concordei que se fosse um rissol, logo de seguida teria que deitar tudo fora, não creio que aguentasse!
no abastecimento o nuno estava à minha espera com um pedaço de queijo !!! na mão. fiquei-me pela água e laranjas, pois queria terminar a corrida :). entre rissóis e queijinho”pouco forte”, não me decidi por nenhum. após os 11km, distanciei-me um pouco e lá segui num passo ligeiramente rápido para mim. ia tirando umas fotos, mas perdi o grupo do paulo e da dina. durante uns quilómetros fui sozinho, com companheiros à vista, quer à frente, quer atrás. ao km 18 o tiago que estava na organização incentivou-me, referindo que faltava 12 km e que eram mais fáceis. mentira !!! ;) ainda havia umas boas subidas e o cansaço iria acumular-se.

após os 20 k e numa subida dura, começo a ouvir o nuno atrás de mim. estranhei e percebi que se havia perdido. ou então esperou por mim, fazendo mais 1,5 km :)
estava com mais pedalada e seguiu. nem tentei acompanhar. passados uns 2 km sou ultrapassado pela atleta do porto com outra companheira. já sentia as pernas, mas fui prosseguindo até aos 25 km, com novo abastecimento muito completo.

a partir daí ganhei ânimo, mas tive um sinal de aviso de possíveis cãibras. fui gerindo os últimos km, sendo ultrapassado por 3 ou 4 companheiros. ia tirando algumas fotos a locais bonitos com cenários naturais de excepção. os caminheiros incentivavam-nos. finalmente ao chegar perto da escola, estava a 200m da chegada. o brito acenou-me e deu uma última força, o nuno estava à minha espera.

terminei cansado, com a preocupação das cãibras mas feliz pela superação de mais este desafio. sem bolhas de relevo, as meias da decathlon, mais grossas revelaram-se portentosas.

logo de seguida chegaram a simpática otília e o joaquim adelino, a quem me apresentei como prometera e que foi muito simpático.
nas ofertas, um bom tinto, uma placa comemorativa, um embalagem de quijo da região e um bolo sublime, que entrou directo prá veia. muito, muito bom! parabéns novamente.

resumindo: uma corrida excelente! 3h49m de prazer, dor e realização. e não achei que tivesse um grau de dificuldade menor que os trilhos do pastor. pelo contrário.

para a semana há mais, em almourol. agora é arranjar tempo para o descanso, 2 treinos leves e esperar que os fenómenos do entrocamento façam com que a chuva pare esta semana e o piso esteja quase todo seco. hoje apenas tivemos uns 20 minutos de chuva, e correu muito, muito bem. mesmo a lama não era muita!

abraço
até breve.
ab - tartaruga

6 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Bravo Amigo Bento.
Que pena tenho de não ter podido participar nas Terras de Sicó.
Pelo que nos conta, faz-nos água na boca.
Abraço.
FA

Anónimo disse...

Olá António
Sicó já está, venha Almourol, desta vez não deu para ir, optei por ficar por perto, para a semana lá estarei.
Boa semana e parabéns pela prova.
Abraço,
António

luis mota disse...

Olá António!
Tivemos a felicidade de estar numa excelente prova.
Para mim o único defeito foi a 3 km do fim estar uma bancada recheada de belos queijos…, a oferecerem-nos comida e nós a correr para a meta.
Os que pararam é que fizeram bem.
Boa dupla a vossa e correu tudo bem convosco é o que interessa.
Boa semana,
Luís Mota

PauloL disse...

caro antónio,
esta já ninguém lha tira. pela descrição que vai fazendo destas provas fico cada vez mais com vontade de começar a integrar o pelotão.
que a de almourol seja igualmente para recordar.
boa prova.

joaquim adelino disse...

Amigo António, parabéns por ter conseguido terminar esta bem durinha prova. O último km tive-o sempre na mira até que me colei a si a poucos metros da meta, longe estava eu de imaginar de quem se tratava, depois esperei um pouco pela Otília para cortar a meta com ela já que foi minha companheira durante grande parte da corrida. Obrigado por se dirigir a mim e as desculpas por não o ter reconhecido, gostei imenso de o conhecer e espero que no futuro nos voltemos a encontrar, se possível já no Trilhos de Almourol.
Como tenho dificuldade em fixar à 1ª se me ver não exite, fico-lhe agradecido.
Abraço.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Parabéns António Bento!

Desejo uma boa recuparação e uma óptima corrida sentida nos Trilhos Almourol

Um beijinho
AP