domingo, 24 de maio de 2009

II Raide Arrábida - 20 km

há uns dias escrevi que tinha saudades de uma meia. hoje tive 20 km no II raide da arrábida que foram um verdadeiro espectáculo! acabaram por suplantar esse desejo da meia (mas ainda assim, será feita assim que tiver oportunidade).
este regresso aos trilhos foi bom por 2 razões:
- já não corria há mais de uma semana; depois da maratona carlos lopes só fiz 1 treino e parei por causa da gripe.
- matar as saudades com uma iniciativa de excepção, como esta, e desfrutar duplamente do prazer de correr.
o primeiro desafio foi encontrar a quinta de s. paulo em setúbal. saí de casa com tempo, atravessei a 25 de abril calmamente (que bom é o fim de semana para chegar à margem sul). chegado a palmela segui estrada interior até setúbal. aí, entre umas quantas perguntas e outras tantas respostas (à nossa boa maneira, umas mais sinuosas do que outras :)). lá encontrei o destino. não estavam muitos companheiros. o local, bastante calmo, era agradável. a vantagem de ir à aventura sem saber bem para onde, é que ficamos a conhecer mais ruas, estradas e locais.

quinta de s. paulo: http://www.flickr.com/

a simpática dina entregou-me o dorsal e o saco. regressei ao carro pois ameaçava chuviscar. começaram a chegar mais corredores e caminheiros. vejo o josé pereira, a célia, a cecília e o artur, todos das lebres do sado. fui cumprimentá-los. a célia e o artur haviam feito a corrida dos 101 km de ronda no domingo anterior …

entre corredores e caminheiros, talvez estivessem umas 50 pessoas. feito o briefing inicial iniciámos a corrida. começa a chuviscar e apanhamos a 1ª subida, que seria também a descida final, bastante acentuada. vou devagar e começo a ganhar algum terreno à malta do meu ritmo :) (deduzi que as pernas que fizeram 101 km estavam a pedir um pouco de descanso). fui seguindo e como havia poucas pessoas rapidamente dei comigo sozinho. ia tentando ter a atenção máxima à sinalização para não me perder. os trilhos eram conhecidos pois nos 30 km de vale de barris andámos por ali. agora já conheço o caminho de ida e volta, pois este trilho foi basicamente a volta ao contrário.

com a chuva a cair, a terra lamacenta voltava a ensopar. os asics trabuco fizeram a sua estreia em “prova” e foram excelentes. nem sei como seria com outros, pois às tantas a lama era tanta que envolvia os pés num segundo sapato. dava pontapés no ar :) para ir soltando o que conseguia. andando sempre sozinho pude desfrutar de trilhos fantásticos e de uma calma manhã, orvalhada, rodeado de verde e de troncos, folhas e apenas sons naturais. um verdadeiro retiro.

pelos 9 km uma subida acentuada , em estrada, até voltarmos ao trilho para o abastecimento dos 10km. acabei com o gel, bebi água, comi banana e segui, com um companheiro à vista mais à frente. arranquei e dei por mim em zonas conhecidas (aliás a partir desse momento andámos sempre por caminhos que já conhecia dos 30 km anteriores, o que dá também alguma confiança, sobretudo quando se vai sozinho). ultrapassei o companheiro que ia um pouco cansado e chego ao alto com vistas fantásticas sobre os vales, o sado e tróia, sobre a pensínsula de setúbal.

vale de barris: http://www.img.geocaching.com/

a determinada altura, inclusive, consegue ver-se o sado de um lado e o tejo do outro. o dia limpo permitia ver claramente a ponte vasco da gama. magníficas vistas (não levei máquina para não andar com bolsa, mas arrependi-me, pois as fotos seriam óptimas). passados uns momentos dou comigo num carreiro longo, estreito, à beira duma encosta íngreme. durante alguns minutos sempre a correr nesse carreiro, a descer, senti-me um verdadeiro miúdo. aliás, parecia o jack sparrow – o pirata das caraíbas, com os seus trejeitos :).

tive que utilizar muito os braços para equilibrar o balanço. de regresso ao plano cruzei-me com a carrinha da organização e com o paulo mota. acenei, sorri, fiz sinal de que estava tudo ok e segui para os últimos quilómetros, solitários mas totalmente preenchidos.

havia vários grupos de ciclistas de btt, numa manhã fantástica, com a temperatura ideal para este tipo de práticas. nos últimos 4 quilómetros o regresso à lama e aos 2 pares de sapatilhas em simultâneo. apanho a última descida, já um pouco partido das pernas e chego ao final, o local da partida, 2h23m depois. devo ter sido o 4º a chegar, pois os 2 1ºs companheiros já tinham comido e trocado de roupa, o 3º estava logo à minha frente acabado de sentar.

recebemos aquele que foi o melhor abastecimento sólido da minha vida (suplantando a torta de azeitão mas mostrando que na península de setúbal tratam-nos sempre bem :)) – uma “mine” fresquinha e um saco com pão com chouriço e pão de mel, mais uma laranja. emborquei a fresquinha, comi o pão com chouriço e fiquei automaticamente pronto para outra.

entretanto chegaram o josé pereira e o artur e ficámos por ali em momentos divertidos a gracejar sobre a prova. mais um pouco e chegam a célia e a cecília. passados uns minutos tive que me despedir e regressar, pois tinha o almoço de anos do mano à espera.

um agradecimento às lebres do sado por mais esta organização. correu tudo muito bem, o caminho estava bem marcado, os trilhos são maravilhosos, o abastecimento foi à maneira, a oferta final foi sublime.