domingo, 14 de dezembro de 2014

A Linha

Invariavelmente pedalo cada vez mais no sentido da linha do Estoril/Cascais.
Não deve ser apenas porque a conheço como a palma da mão, porque lá cresci e vivi durante 27 anos, porque tem água, praia, pôr do sol e lua cheia, alvorada e sol quente em dias frios, logo pela manhã.
Não deve ser apenas porque os meus pais, o meu irmão, os meus amigos de infância moram lá.
Nem deve ser apenas porque tem a Bijou, a boca do inferno, os passeios marítimos e ciclovias, a vista das mais lindas do mundo, o encanto de um pequeno paraíso.

Quando quero fazer 100 quilómetros já tenho o percurso certo, casa, cascais, guincho, cabo da roca, almoçageme, praia grande e volta.
Quando quero fazer 60, siga ao cabo raso e volta.
Quando são 50 e tais, pois também é por ali.
Sozinho ou acompanhado desfruta-se sempre, total e intensamente da linha.

Talvez seja, só talvez, uma questão de raízes e memórias. Voltar aos locais onde nos fizemos e que nos ajudaram a fazer, e onde fomos (mais) felizes do que infelizes tem destas coisas. É um regresso a um habitat, ao país da infância e da felicidade, da inocência, que nos ajuda (me ajuda) a focar, a revitalizar, a perceber os caminhos que fiz e escolhi e, de onde parti.

E não se consegue explicar a lua cheia na passada 6ªf de noite, nem o paredão de cascais apenas para nós, iluminado pelos holofotes e com o mar a açoitar as rochas e as pedras e a atiçar-nos a sua selvagem força. Tão pouco se explica o nascer do sol, geralmente em paço D’Arcos pelas 7:30h da manhã, já com 20 a 30 minutos de pedal e a senhora que tantas vezes lá está a fazer a saudação ao sol.

Ou ainda a improvável senhora/moça que hoje de manhã, pelas 9 horas na praia da conceição lá estava na areia, de biquini e logo de seguida na água a banhar-se e a nadar … com muito poucos graus cá fora e certamente lá dentro, um hino ao controlo do corpo pela mente, certamente.


A linha, esta linha, sempre na minha vida, para sempre nas minhas memórias.

1 comentário:

Sérgio Pontes disse...

É um local fantástico, tanto para se morar como para treinar!