quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A corrida como ferramenta


daqui a uns dias faz 6 anos que comecei a correr.
já o escrevi por estas bandas, a minha vida mudou para melhor. por várias razões. mas a fundamental talvez seja algo de que nunca falei: a corrida como ferramenta …!


com efeito, após estes anos de constante aprendizagem, hoje creio saber melhor como planear um ciclo de treinos, ou se repouso activo, por exemplo. creio saber como estruturar uma semana de treinos, de forma continuada durante 6 a 8 semanas para um período base, e durante mais umas 6 a 8 para um treino que tenha objectivos como uma prova de 10km, uma meia maratona, ou uma maratona.

tenho ainda que aprender muito sobre planos de treinos para provas de trilhos e montanha, apesar de já te feito algumas, a mais longa de 40km, nos já épicos (para mim!) trilhos de almourol, organizados pelo clac e pelos meus amigos brito e otília (segue um abraço).

mas … e há sempre um mas!, mais importante do que preparar treinos e provas, estes 6 anos de corrida ajudaram-me a saber como me posso mexer – a correr ou a marchar, neste caso – sempre que necessito de repousar em períodos mais conturbados, de maior stresse. ajudaram-me a saber estruturar, na mesma lógica das 3 sessões semanais, um plano de recuperação … da mente. e um plano para melhorar o bem-estar, quando as coisas não correm como desejamos.

a corrida como ferramenta: eis uma ferramenta de que não prescindo, jamais prescindirei, sob pena de perder uma das mais fáceis e revigorantes formas de nos sentirmos melhores instantaneamente: porque nos mexemos, com um qualquer objectivo, e de forma estruturada e controlada. e, melhor ainda, com uma logística relativamente fácil, pois bastam uns calções, par de meias, t-shirt, sapatilhas e … ala que se faz tarde!

até breve.
abraço
ab - tartaruga

1 comentário:

Nadais disse...

antonio, 6 anos!

muito bom!

quem sabe corres a SS em sampa.

valeu!

nadais