terça-feira, 11 de maio de 2010

Estoril Open, treinos e companheiro Laborinho

enquanto senti necessidade de me fechar na concha, nestas 4 semanas, não deixei de correr, 2 ou 3x por semana. mantive a base de treino para tentar fazer uma prova ou outra, mas sobretudo para ajudar a manter a cabeça um pouco mais limpa e um nível razoável de exercício.


e a próxima prova será no dia 30 de maio no guincho, os 13 km de “entre a serra e o mar”, do circuito salomon. será uma estreia, numa corrida que parece difícil a partir dos 6 km. mas vai ser divertido voltar a encontrar companheiros dos trilhos e entrar no ambiente saudável das corridas na natureza. e sobretudo voltar a correr ao lado do meu Amigo mestre Kabessa.






entretanto por estas bandas o estoril open em ténis dominou os estacionamentos e alguns circuitos de corrida, motivando a procura de alternativas. Que, por seu lado, nos permitem conhecer novos companheiros de corrida e aprender com histórias de vida interessantes.
no sábado andava eu no jamor a correr calmamente quando me cruzei 2 vezes com um senhor de bigode. à terceira informei-o, quando nos cruzámos perto de uma das estradas fechadas a corredores, que não dava para seguir por ali. decidimos então seguir juntos. entre a canoagem e a zona do parque aventura, perto da carreira de tiro, acabei por conhecer novos caminhos e trilhos, novos pontos lá no alto da mata do jamor onde não havia estado antes, novas possibilidades para treinos futuros.


para além da história de vida do companheiro laborinho, 57 anos, com origens africanas, que veio viver para portugal ainda jovem; fiquei a saber que tem um site sobre a sua ascendência e que foi andando para trás na história até cerca de 1500 e qualquer coisa. e que ao procurar as suas origens, aprendeu também sobre a história universal e sobre a do nosso país, e dos países que colonizámos.


o que, afinal, também nos mostra que a história é apenas feita de todas as somas de todas as histórias, as de cada um de nós, e que uma boa forma de sermos melhores no futuro é conhecer o nosso passado e olhá-lo, não como um fardo, mas como uma etapa que nos permitiu chegar aqui e nos deixou um legado de vida e de experiência que devemos utilizar, por bem, no futuro.


até breve.
ab - tartaruga

1 comentário:

BritoRunner disse...

Olá António

Espero que tudo esteja bem, lá nos encontraremos para uma corridinha de 13km, mas cuidado que a coisa depois do areal sobe e sobe a sorte é que o piso não é técnico.

Saudações Trailianas