quarta-feira, 2 de março de 2011

BRM 200 Tejo - Sorraia - Tejo

fonte

sábado 26 de fevereiro de 2011. decorreu o 1º brevet randonneur mondiaux (brm) em portugal, no total de 200 km, entre vila franca de xira, mora, montemor-o-novo e regresso a vila franca de xira. a organização ficou a cargo dos randonneurs portugal.

sai pelas 6:15am para apanhar o césar. somos ambos “o conselho fiscal” dos randonnerus portugal e nada melhor do que iniciar o dia a caminho de vila franca e aprender em 1ª mão com um verdadeiro praticante da cidadania activa, militante e sustentável.

foi um dia de aprendizagem intensa. pouco ou nada sei deste mundo dos eventos ciclisticos. este em particular seduz-me pelo seu carácter não competitivo.

aprendi com o césar o significado de "cidades com vida" e “transição” e o empenho e dedicação à causa, que começa a granjear alguns seguidores, e que, mais importante, pode dar respostas e ajudar a encontrar soluções face à elevada dependência do crude, petróleo e derivados.

chegados ao local de partida nas piscinas de vila franca de xira, rapidamente nos dividimos nas tarefas logísticas e administrativas. tocou-me ajudar na distribuição dos brevets para cada participante carimbar nos pontos de controlo, e no recebimento do valor da inscrição. uma 1ª boa forma de conhecer o tipo de participante num evento deste género.

arrumada a partida, fiz-me à vida, e regressei para ajudar na logística da chegada, entre as 16:30 e as 18:30h.

os factos que mais me marcaram, apesar de apenas ter participado na ajuda à organização (quem sabe um destes dias não me faço à estrada para um BRM???):


  • o muito que aprendi, de uma actividade que desconheço por completo e que gostarei de experimentar um dia (extensível ao rodrigo, que me acompanhou na parte da tarde e que estava deliciado com vários pormenores desde o equipamento, à motivação dos participantes, e ao bom estado físico com que chegavam após 200 km);

  • o verdadeiro espírito que interessa, não competitivo e que me seduz, tal como nas corridas de tartaruga que realizo. cada participante estava ali apenas para desfrutar de 1 dia pleno de quilómetros e bonitas paisagens, com o tempo a ajudar (o dia esteve maravilhoso) e para testar o que bem entendesse, desde a força mental, ao nível de performance física, à motivação face à duração do desafio, à atitude, …;

  • os requisitos organizativos, complexos, que penas se tornaram simples pela capacidade organizativa da direcção dos randonneurs portugal;

  • a importância de um 1º evento, para aprender, marcar os aspectos fulcrais e registar as lições aprendidas.

venha o próximo, que será no dia 19 de março, o brm 300, montados e planícies.

abraço
ab - tartaruga

1 comentário:

ana paula pinto disse...

Desconhecia. Mas estive a ler. Acho uma loucura 200Km, quanto mais 1000! Mas para quem conseguir participar numa prova destas, deve ser uma experiência inesquecível.
Um grande beijinho