sábado, 23 de outubro de 2010

Reinventar a vida e talvez ... o lazer


a aventura de ser pai aos 41, após quase 13 e 11 anos de treino na função, é algo de maravilhoso. aplica-se a máxima da prática deliberada:
(a propósito, este conceito aprendi-o no excelente livro "O talento não é tudo" de Geoff Colvin, onde percebemos que o talento não terá muito ou tudo a ver com o sucesso; antes, existem condições como a definição de metas de desempenho específicas, o treino intensivo e deliberado, o feedback contínuo, a aplicação intensiva e total durante o exercício/prática e a resistência a ter que treinar anos e anos a fio, uma determinada actividade, muitas vezes com o sucesso à vista a apenas 10 anos de distância).

isto é, com as 2 primeiras maravilhas da minha vida tentei aperfeiçoar diariamente a prática como pai. com esta 3ª maravilha, contínuo a fazê-lo, mas já consigo aproveitar mais o tempo – a gestão do tempo e a qualidade de ser pai andam de mãos juntas:

- focalização nos pormenores efectivamente importantes
- maior atenção a menos quantidade de feedback e conhecimento mais precoce das reacções da rita
- desdramatização dos pequenos percalços pois sabemos que daí a pouco tudo vai estar bem
- mimo até mais não, e mais mimo e mais mimo e mais mimo, pois as teorias que ouvimos do sempre conhecedores velhos do restelo e pseudo-pedagogos, de que devemos ter cuidado com os colinhos, com os mimos com a atenção em excesso, parece-me, hoje, mais de uma década depois, que são apenas palpites ou de quem nunca teve crianças por perto, ou de quem não tem confiança suficiente na demonstração dos seus afectos e tem medo de os expor perante recém-nascidos.
nesta vertente tudo bem! :)

---
onde a porca torce o rabo – coluna lombar (final será que nunca se pode ter tudo ??? :)

desde há 3 semanas que não corro.
não apenas devido às emoções e ao tempo necessário para dedicar a esta etapa familiar, mas sobretudo porque a coluna lombar não tem dado tréguas. o cerne da questão está em l4-l5 e l5-s1 (foi no feriado de 5 de outubro que num pequeno movimento de arrumações caseiras senti o estalo).

recorri ao “meu” neurocirurgião. franziu o sobrolho ao saber que corro há 7 anos – já lá não ia há 10 anos, aquando da 1ª crise. vamos fazer uma ressonância magnética, para ver se já existe hérnia ou não.

passei pelo osteopata, aquele da minha inteira confiança, e o diagnóstico à luz da abordagem da medicina chinesa, é que a maleita se prende com o movimento e dinâmica dos tecidos moles e órgãos que, devido a sobrecarga emocional – natural nesta fase, comprimem as estruturas e ligamentos de suporte à coluna e incidem a energia e provocam a dor precisamente na zona lombar.
aberto a todas as perspectivas, irei fazer a ressonância magnética, para ver como está o esqueleto.

é que há algo de inultrapassável:
depois de ter levado 3 injecções de voltaren-relmus, antes da rita nascer, para relaxar toda a zona lombar e nádegas, o princípio base para continuar com corrida é o de que 1º terei que assegurar o apoio necessário aos que me rodeiam e não, o contrário.
caso exista por aqui alguma hérnia já em formação ou plenamente instalada, terei que reinventar o meu tempo e actividades de lazer, pois há quem dependa de mim, e não posso andar com mazelas deste tipo, dependente dos que dependem de mim, sem poder dar o apoio básico como transportar umas compras ou a cadeirinha da minha bebé.
são "apenas" prioridades.
ciente de que há muitas actividades, aguardo com calma e se for necessário, partiremos para outras formas de bem estar e lazer, que impactem menos no “velho”.

um abraço a todos, mais uma vez agradeço as palavras carinhosas e amigas com que nos brindaram, e em especial, ao antónio almeida, agradeço as suas palavras de corredor relativamente ao nascimento da rita.

até breve
ab - tartaruga

2 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Amigo António
É claro que a Corrida será sempre muito secundária em relação a outros grandes valores que animam a nossa existência, como é pensar naqueles que dependem de nós.
Mas essa maldita lesão lombo-sagrada, vendo bem as coisas e tendo em conta a data em que surgiu, é capaz de não passar de "fumaça" de uma qualquer "maldição monárquica".
Vai ver que a ressonância não indicará nada de grave, nem a Ritinha o impedirá de dar a sua voltinha a correr.
Grande abraço e o meu desejo que tudo lhe corra de feição.

FA

Rodrigo Silva disse...

É sempre um prazer ler os teus textos ! As melhoras e muita saude pra familia :-)